O Grupo Ação Teatro e o Grupo Circo-Teatral “Turma da Alegria” estão realizando, desde abril de 2009, um Projeto de Arte-Educação na área do Meio Ambiente Urbano, destinado às escolas públicas, com o objetivo de incentivar a coleta seletiva de lixo reciclável e formar público para o teatro.
O espetáculo “O Leão Cantor” é um musical infantil circense com números de malabarismos, acrobacias, palhaços e engolidores de fogo. Conta a história de um leão que era obrigado a urrar e parecer feroz para garantir o sucesso do seu domador, mas que tinha um grande sonho: desejava ser cantor. A peça traz trilha sonora que recria a atmosfera fantasiosa do circo com alegria e vivacidade, aflorando entre toda a diversão circense momentos de emoção que fazem fluir a imaginação de crianças e adultos, e está dividida em duas partes: uma delas é a história propriamente dita com duração de trinta minutos e a outra são brincadeiras e esquetes de palhaços onde a idéia e a prática do reaproveitamento do lixo são enfatizados.
A direção e cenografia do espetáculo são de Cirillo Barbisan, o figurino é de Miulci Clementina e no elenco estão Claudiney da Silva Maia, Gilmar Magalhães e Alencar Mattos. Esta peça já foi levada à cena em 673 sessões, para mais de 200 mil espectadores em 112 cidades do Paraná e Santa Catarina, desde sua estréia em agosto de 1993, e é o espetáculo teatral com maior número de performances e de público já realizado em Ponta Grossa.
O Projeto “O Leão Cantor” foi aprovado pelo Ministério da Cultura para receber os incentivos fiscais da Lei Federal de Incentivo Cultural, na área de Artes Cênicas e conta com o patrocínio das empresas Pincéis Tigre, Beaulieu do Brasil, Colégio Sepan e de pessoas físicas: Francisco Pereira de Barros Neto e Antonio Cesar Bochenek. A captação de recursos está sendo realizada em parceria com a empresa ABC Projetos.
Até o momento nove cidades receberam este espetáculo em sessões gratuitas, exclusivamente para escolas públicas que atendem alunos da faixa etária da pré-escola à 4ª série do 1º grau, onde o ingresso é o lixo que não é lixo, ou seja, material reciclável produzido nas residências dos alunos. O material coletado é aproveitado para trabalhos artesanais ou destinado a venda para empresas recicladoras.
O objetivo inicial do projeto era atingir 15 mil pessoas em 70 apresentações. O sucesso e a repercussão do trabalho foi tão grande que esta meta de público já foi atingida em 48 sessões.
A previsão é que esta peça chegue a cerca de 17 mil alunos na rede pública de ensino, ainda neste mês de junho, além de professores e funcionários das escolas, que levarão para suas famílias a idéia e a prática do reaproveitamento de materiais, minimizando a agressão ao meio ambiente e os problemas causados pelo acúmulo de lixo doméstico sem tratamento adequado.
Para que a peça viesse para a cidade da Lapa, recebeu apoio da Secretaria Municipl de Cultura e Secretaria de Educação da Lapa.
SERVIÇO
O Leão Cantor
Data: 18 de junho
Horário: 10h e 14h
Local: Theatro São João
Ingressos na bilheteria do teatro.