A nossa querida irmã, cidade Istrana, da Itália, acaba de nos fazer uma agradável visita, vindo a nos como seus queridos antepassados, em que aqui chegaram esperançosos, alegres, aqui vieram, aqui se mesclaram com outros povos de outras etnias, e aqui deixaram a marca de seu jeito, de sua cultura, de seu ser.
Pois bem. Este povo tão alegre e encantador, como outras etnias que aqui vieram e formaram a nossa raça “O BRASIL”, se lançaram aos mares bravios em navios precários, sem muito conforto, mas com a alma cheia de bravura. Quanto às bravuras que tivessem que enfrentar, pois já estavam cansados de guerra, de batalhas encarniçadas, de invasões de sua Pátria, mortes e sofrimentos a cada palmo de terra de seu lugar. Há 120, 150 anos atrás, quando as fronteiras dos países da Europa começavam a delinear como hoje são conhecidas.
Este povo da Itália e de Istrana aqui aportaram. E aqui com seu jeito alegre, trabalhador, unido e com muito desejo de uma nova vida, se lançam ao trabalho e se fundem ao nosso ambiente com sua alma gêmea e irmãos se tornaram de todas as gentes de nosso Brasil.
Gente de Istrana, sejam bem vindos como bem vindos foram suas culturas, seus sábios, seus artistas, seu povo alegre e cantante; e vocês que nos tomaram irmãos.
Da Itália saiu para o mundo grandes exemplos de política através de seus Grandes Imperadores que deixaram para a história como o maior Império que já existiu na face da terra; seus sábios e poetas, seus músicos que encantaram o mundo. Se fez presente nas pessoas de Leonardo da Vinci, Michelangelo Bonarotti, Rafael Santi. Mencione-se desse povo alegre e musical Giacomo Puccini, Gioachino Rossini, Giuseppe Verdi, Gaetano Donizetti… E vocês irmãos de Istrana, misturaram seu sangue a nós e juntos por todos estes cantos de nosso Brasil, sua música, seus cantos são também nossos enlevos e embalados nas melodias sublimes da alma, se faz ouvir em todos os cantos: “Torna a Surriento”, “Santa Lucia”, “Santa Lucia Luntana”, “O Solo Mio”, e lindas tarantelas.
Istrana, sejam bem vindos nossos irmãos.