Prefeitura recebe italianos para reafirmar propósitos do gemellagio

O prefeito Paulo Furiati recepcionou na tarde do dia 11 de junho, no salão nobre da prefeitura, um grupo de italianos da região de Istrana, para que em visita oficial estreitassem os laços do gemellaggio firmado em 2002.

Os 34 italianos participaram de uma extensa programação que incluiu a inauguração do Memorial do Italiano na  Colônia São Carlos, e entrega de título de Cidadão Honorário oferecido pelo município ao Prefeito de Istrana, Enzo Fiorin, ao jornalista e escritor Ricardo Mazini e ao Monsenhor Dom Canuto Toso.

O Gemellaggio é um acordo selado entre cidades de nações diferentes (Lapa-Istrana) que facilita o acesso a informações, troca de experiências, elaboração de projetos e cooperação econômica e cultural. Em português significa “Cidades-Irmãs”.

Entre os principais objetivos discutidos está a realização de intercâmbios de informação sobre o estado atual e sobre o desenvolvimento sócio-econômico das comunidades envolvidas, em particular no âmbito escolar. O tratado traz benefício mútuo, servindo como ferramenta para o desenvolvimento das cidades.

A região com a qual a Lapa possui o tratado apresenta características semelhantes ao nosso município, além disso, as primeiras famílias de imigrantes que chegaram na Lapa em 1888/1889 eram da região de Istrana e posteriormente, novos grupos se juntaram a estes pioneiros na colonização do município, começando pela região da Colônia São Carlos.

Para o prefeito Paulo Furiati, a visita além de estreitar os laços entre as cidades-irmãs é de extrema importância cultural, pois resgata memórias dos antepassados italianos responsáveis por parte da colonização do município e que até hoje mantêm  viva a história, a cultura e a tradição do povo italiano.

Please follow and like us: