Semana Cultural no CEEBJA Paulo Leminski

Nos dias 14 e 15 de junho o CEEBJA Paulo Leminski realizou sua “Semana Cultural” que contou com a participação maciça de todos os alunos do período noturno, apesar de as atividades desenvolvidas terem sido realizadas pelos alunos de todos os turnos.

As atividades envolveram praticamente todas as disciplinas com as mais variadas atividades envolvendo o tema Lapa e/ou trabalho, uma vez que as atividades culminariam na semana de aniversário da cidade.

Os educandos de Matemática, tendo como orientadora a professora Elizângela F. Ganzert, desenvolveram um trabalho de pesquisa de campo sobre algumas profissões, tabularam os dados e apresentaram os resultados através de diversas mídias. Além, também, de dramatizarem uma esquete sobre o dom da paciência no exercício da profissão.

Em Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, sob a coordenação da professora Eloísa Murbach Arbigaus, os  alunos realizaram uma pesquisa sobre o linguajar lapiano, suas crendices, lendas e costumes e transcreveram algumas destas lendas em forma de relatos.

A professora Cláudia Wiedmer realizou uma exposição de maquetes dos casarios lapianos confeccionados pelos alunos dos três turnos da disciplina de Arte. Os alunos também reproduziram janelas de casarões e, os alunos de Língua e Literatura, fizeram uma leitura poética destas janelas, lançando um olhar de saudade sobre a Lapa de outrora e um olhar de esperança sobre a Lapa de amanhã.

Ainda em Arte, os educandos fizeram a releitura das obras de Alceu Moreira Gonçalves, que é um artista lapiano  conhecido nacionalmente. O segundo dia das apresentações foi abrilhantado com a presença deste ilustre artista que contou um pouco de  sua trajetória de vida. Também foi montado um mural com fotos de suas obras, sua biografia e fotos de seu atelier. Acerca das releituras das obras de Alceu M. Gonçalves, os alunos de Língua e Literatura expressaram sua sensibilidade estética e poetaram versos sobre as imagens e emoções que os quadros suscitavam.

“Em busca da Lapa perdida” foi o tema desenvolvido pelos alunos de Língua e Literatura, da professora Luciane Henderikx Lourenço, que parafrasearam Dalton Trevisan no conto “Em busca  de Curitiba perdida”. Após a visualização de fotos antigas da cidade, conversas sobre o que a Lapa tinha e não tem mais, os alunos elaboraram o  texto resgatando lembranças de coisas que a Lapa não possui mais. Segundo o depoimento de alguns alunos, deu uma saudade dolorida da cidade que tinha ares de cidadezinha pacata do interior…

A professora Elisa Gaio, com o apoio da professora Tédis Martins, fez uma ótima explanação sobre os fusos horários em diferentes países participantes da Copa em relação ao Meridiano de Greenwich. Todos ficaram satisfeitos com a fala da professora, pois compreenderam o porquê da diferença de horários.

Os alunos de Arte do professor Márcio Horning, do projeto ‘Canto e Encanto’ encantaram a plateia com os seus instrumentos e vozes suaves. Foram muito aplaudidos! Bravo!

O professor Robson Suero, juntamente com a  sua turma de História do Ensino Fundamental, realizaram uma pesquisa e a  apresentaram, cujo tema era a evolução do mercado de trabalho nos últimos tempos.

Também em História, sob a supervisão da Professora Eliana Gurski da Silva, os alunos realizaram uma reportagem jornalística sobre o Patrimônio Material e Imaterial da cidade da Lapa, com fala e filmagens realizadas pelos próprios educandos.

A disciplina de Física, sob supervisão da professora Gislaine Henderikx, realizou várias experimentações no laboratório e expôs seus experimentos a todo corpo discente da escola. Em parceria com os alunos de Química, da professora Maria Metz, visitaram a fábrica de reciclagem do município e também realizaram filmagens e fala da importância de se reciclar. Como término do trabalho  apresentaram a receita de sabão caseiro e amostras do produto.

Os alunos de Ciências e de Biologia, dos professores Francisco Carlos Pierin Mendes e da professora Margareth Metz Weinhardt, realizaram atividades semelhantes sobre o lixo produzido  na cidade. A turma de Ciências filmou e fotografou lixos nos rios e ruas da cidade. Já a turma de Biologia realizou visita ao aterro sanitário e fez explanações sobre o que é o aterro e o que deve ir para o  lixo comum ou o reciclável.

O segundo dia foi emocionante e muito envolvente, pois além das atividades normais das disciplinas, contou com  a presença dos alunos das APEDs (salas descentralizadas do CEEBJA) e da  apresentação do Grupo ‘Boi da Lapa’, que é da APED da Escola Pedro Fávaro Cavalin e tem como orientadoras as professoras Cláudia Xavier e Nádia Burda.

Os alunos ainda puderam saborear o delicioso “Bolo de Santo Antonio” feito em homenagem ao Padroeiro da Lapa.

Foi um início de semana diferente que quebrou a rotina escolar dos alunos do CEEBJA e um dia em que eles puderam apresentar o resultado de semanas de estudo e de preparação para  estes dias. Parabéns aos alunos e professores que sabem fazer da escola  um palco para os seus talentos e sua arte.

Please follow and like us: