Contendenses recebem orientação sobre aleitamento materno

No dia 30 de junho aconteceu o 2º Encontro de Incentivo ao Aleitamento Materno, promovido pelo Departamento Municipal de Saúde, com o tema “Amamente seu filho e ganhe saúde”. O encontro foi realizado nas dependências do Contendinha, às 13h30 e reuniu 58 mulheres, entre elas gestantes e mulheres com bebês de até 6 meses de idade. O intuito do encontro foi sensibilizar as mulheres para o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade.

As participantes foram esclarecidas sobre a  importância do aleitamento materno para o bebê (fácil digestão, completo em nutrientes, protege de várias doenças, favorece o vínculo mãe e bebê), a importância para a mãe (diminui o sangramento pós-parto, acelera o retorno do útero ao tamanho normal, retorno ao peso anterior mais rapidamente), as dificuldades (mamilo invertido, rachaduras), técnicas de amamentação (posição da mãe, posição do bebê), cuidados com a  mama (massagens antes e após o parto, hidratação) e mitos sobre o aleitamento materno. Num outro momento foi dada orientação sobre a correta alimentação da gestante: mitos e verdades (alimentação equilibrada, comer por dois, o que a gestante deve ou não comer).

O encontro foi encerrado com sorteio de vários brindes fornecidos pelo comércio local e um delicioso lanche oferecido às participantes pela Prefeitura Municipal de Contenda.

Please follow and like us: