Encontro de Produtores de Leite na Lapa

O Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) visa trazer mais informações e oportunidades aos produtores leiteiros do município.

No dia 30 de junho aconteceu o Encontro Municipal de Produtores de Leite do Projeto DRS (Desenvolvimento Regional Sustentável) na cidade da Lapa. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e o Banco do Brasil, na sala de reuniões Dr. Benjamin Hammerschmidt do Sindicato Rural da Lapa.

Entre as atividades realizadas durante o evento, estavam a palestra técnica sobre “Higiene e Sanitização de equipamentos”, proferida por Flávio Augusto Madureira, que é promotor da  AQL. Também foi feito um informativo técnico com o tema “A gripe no meio rural e suas implicações econômicas”, por Aparecido Passarelli, do Instituto Emater da Lapa. E, concluindo o encontro, Ilson Piovezan e o Médico Veterinário Orlei G. Valle apresentaram a empresa Naturalat aos produtores presentes. A empresa citada é fornecedora de leite do Programa do Leite das Crianças.

DRS

O projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável é uma estratégia de negócio do Banco do Brasil que busca impulsionar o desenvolvimento sustentável nas regiões onde o banco está presente. A proposta é mobilizar os agentes econômicos, políticos e sociais para práticas de apoio a atividades economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas.

No município da Lapa, o programa é realizado entre o Banco do Brasil e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Emater, sindicatos (sindicato rural e dos trabalhadores rurais), empresas de consultoria e assistência técnica, no desenvolvimento de bacias leiteiras.

A Lapa já foi grande produtora de leite e,  no ano de 2006, estudos socioeconômicos mostraram que a atividade leiteira representou 2,2% do PIB do município. Pelo fato de o leite ser uma importante atividade produtiva e ter possibilidade de ampliação, as entidades envolvidas – Secretaria, Emater, Sindicatos e Banco do Brasil,  resolveram trabalhar num projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável envolvendo o setor leiteiro do município. O grande objetivo deste programa é agregar valor (qualidade) à produção, fazendo consequentemente com que a renda do produtor seja maior.

No ano de 2009, foram realizados vários dias de campo em diferentes comunidades rurais do município, sempre levando informação técnica ao produtor.

Realizou-se também trabalho em conjunto com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a Universidade Federal do Paraná, com a intenção de obter informações sobre a produção leiteira da região a fim de diagnosticar os principais problemas encontrados pelos produtores. Foram visitados mais de 50 produtores nas regiões do Capão Bonito, Santo Amaro, Colônia Johannesdorf, Colônia municipal, Rio da Várzea, Passa Dois, Marafigo, Registro Velho, Lara e Núcleo Leiteiro.

As visitas foram feitas no período de agosto a novembro de 2009 pelos médicos veterinários bolsistas do projeto de excelência e tecnologia do leite da UFPR e pela médica veterinária Adriana Bianchini, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente da Lapa. Em cada propriedade visitada foi aplicado um questionário e tiradas fotos para a posterior elaboração de um banco de imagens e dados, para que fosse possível traçar estratégias de trabalho e  envolvimento junto aos produtores.

Com os resultados da pesquisa em mãos, a Secretaria promoverá encontros técnicos com os produtores e entidades envolvidas, para discutir os tópicos mais relevantes demonstrados pelo diagnóstico, sempre procurando soluções e melhorias na atividade.

O Banco do Brasil, após o início do projeto, já fez vários financiamentos de investimentos na linha do leite, para aquisição de equipamentos, melhoria de pastagem e aquisição de animais com melhor genética. Atualmente tem-se 260 produtores envolvidos, com produção de 40 mil litros de leite por dia e trabalhando  com cinco empresas coletoras.

Please follow and like us: