Programa municipal auxilia na coleta de Embalagens de Agrotóxicos

Foi realizado nos meses de maio e junho, a coleta de embalagens vazias de agrotóxicos nas comunidades rurais do município. Com esta ação 555 produtores foram atendidos e 48.534 embalagens vazias de agrotóxico foram recolhidas.

O programa de coleta é realizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, através do Departamento de Agricultura, em parceria com a ASSIPAR (Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários). O objetivo é beneficiar os produtores rurais no enquadramento da Lei nº 9.974/00 e Decreto 3.550/00 que disciplinam a destinação final das embalagens vazias de agrotóxicos e determina ao agricultor as responsabilidades da devolução das embalagens até um ano após a compra.

Como a maioria dos agricultores não possui  veículo adequado (caminhonete ou caminhão com carroceria) para transportar estas embalagens até o revendedor, este programa de coleta desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente é de grande importância para os produtores rurais.

Pois, se não houver cumprimento das responsabilidades de devolução das embalagens, os agricultores podem sofrer com penalidades previstas na legislação específica e na lei de crimes ambientais (Lei nº 9.605/98), com multas e até pena de reclusão.

O programa de coleta tem acompanhamento técnico do Departamento de Agricultura Municipal. Desta forma é possível  repassar informações sobre o uso adequado dos produtos, uso de EPIs, tríplice lavagem, manuseio, armazenagem e o preparo das embalagens para o  transporte. Durante a carga as embalagens são inspecionadas, separadas,  conferidas com a nota fiscal de compra e emitido o comprovante de entrega ao produtor.

As embalagens tríplices lavadas são destinadas para recicladoras licenciadas e transformadas em tampa e lacre para novas embalagens, condutores de fios elétricos, entre outros.

As contaminadas são incineradas em fornos especiais que não emitem poluentes ao meio ambiente.

Esta é a forma correta para a destinação final e segura das embalagens vazias de agrotóxico, evitando manuseios e  armazenamento em locais inadequados nas propriedades rurais, minimizando os riscos e promovendo a proteção a saúde humana e ambiental.

Orlei G. Valle (dir.) e Ilson Piovezan (esq.) acompanharam as palestras do Encontro e trouxeram informações sobre a empresa Naturalat para os produtores.

Please follow and like us: