O Banco Social foi criado para atender pessoas físicas e jurídicas que possuam um pequeno negócio ou contribuam para a renda familiar, e que tenham baixa renda. Mas também oferece oportunidades a cooperativas e associações já constituídas que associem o trabalho à gestão do empreendimento.
A instituição oferece financiamento à população. Mas para ter acesso ao benefício é preciso atender a algumas exigências, como ter experiência na atividade há mais de seis meses, no setor formal ou informal; residir há mais de um ano no município e ter endereço fixo e também não ter ganho bruto anual maior do que R$ 360 mil. O financiamento pode ser para capital de giro (para compra de mercadorias e matérias-primas industrializáveis), ou para Investimento fixo (na aquisição de máquinas e equipamentos) ou ainda para Investimento misto (combinação de capital de giro e de investimento fixo).
Procure o Agente de Créditos nas Agências/Postos do trabalhador da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Promoção Social ou na Prefeitura, para obter outras informações e ter acesso ao banco social.