O lapeano Marcio Assad está em uma viagem turístico cultural e pretendo trazer na bagagem algumas boas conquistas e outras tantas propostas inovadoras para a Lapa. Sua jornada se iniciou quando terminou o festival da Lapa, embarcando para a Bolívia para apresentar o projeto do Centro Latino Americano da Memória Ferroviária, onde o mesmo foi aprovado. Na volta só houve tempo de trocar as malas e partir novamente, dessa vez para um destino muito mais distante, o Oriente Médio, com rápida parada na Europa. Em Istambul, uma agradável surpresa: encontro de lapeanos naquela que é a capital cultural da Europa em 2010. Marcio, junto com sua família, se encontrou com a geração mais jovem da família Daou: Mouna e Alex, ambos nascidos na Lapa e filhos respectivamente de Jamil e Wardy Daou , netos do saudoso Joseph Daou.
Na chegada ao Líbano, a emoção de refazer de forma inversa o caminho trilhado pelos avós maternos, tinha também um objetivo ligado a Lapa: a visita à deslumbrante Gruta de Jeita, uma das fortíssimas candidatas para a vaga de uma das sete maravilhas mundiais da natureza . A espetacular estrutura existente será uma base de estudos para uma aprofundada proposta que pretende levar a discussão em torno do futuro do Parque Estadual do Monge.
Marcio visitou o atrativo, fez contatos com a direção do local e marcou encontro com autoridades do turismo do Líbano. O resultado, diz, trará para a Lapa em forma de propostas, coerentes e factíveis com a realidade do Parque do Monge.