A poucos dias da Semana Mundial de Amamentação (que vai de 1º a 07 de agosto), o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital de Clínicas da UFPR está com os estoques em baixa.
Segundo a chefe do Serviço de Banco de Leite Humano, Maria Celestina Bonzanini Grazziotin, “há uma média mensal de 200 litros de leite humano coletado, chegando à máxima de 220, porém, no mês de junho, esse número caiu drasticamente para apenas 139, podendo colocar em risco o fornecimento para as crianças da UTI Neonatal do Hospital de Clínicas”. A média de visitas a casas de doadoras caiu de 15 para cinco ao dia (apenas 1/3 da média habitual), e o número de doadoras baixou quase à metade, de 180 para 100. O BLH é responsável pela captação, processamento, pasteurização, e armazenamento do leite materno e, em seguida, a disponibilização para o aleitamento de recém-nascidos e prematuros que não podem ser amamentados pela mãe.
Como doar
Para ser doadora de leite, a mulher necessita ter realizado o pré-natal, estar com todas as vacinas em dia, além de não ter nenhum impedimento para amamentar. “É importante que a mãe perceba que tem bastante leite e que tem possibilidade de realizar a doação”, explicou Maria Celestina. O leite pode ser coletado na residência da doadora, se ela residir em Curitiba.
Mais informações no Banco de Leite Humano: telefone (41) 3360-1867.