Contribuições psicológicas na obesidade

Psicologicamente, este problema deve ser analisado de diversas formas, isto é, abordar o pensamento, a emoção e o  comportamento. Porém, nenhum destes aspectos é mais importante que o outro, todos eles intervêm com menor ou maior peso no indivíduo, acabando por determinar as características próprias de cada caso.

Portanto, a obesidade é um problema que pode surgir em diferentes idades, tendo um impacto variável consoante às  expectativas de vida.

Quais os objetivos da intervenção psicológica na obesidade?

A intervenção psicológica na obesidade tem  vários motivos. Primeiramente, é necessário realizar uma avaliação psicológica adequada do impacto do problema, percebendo então, o modo de  funcionamento da pessoa e o tipo de intervenção mais adequada.

A abordagem ao problema da obesidade deve ser um trabalho conjunto entre o psicólogo e outros profissionais, como nutricionista, endocrinologista, cirurgião e outros que se fizer necessário, dependendo da gravidade do problema e dos objetivos da pessoa.

A avaliação psicológica pretende conseguir  uma melhora nos seguintes níveis:

– aumentar os comportamentos positivos, incluindo uma alimentação mais saudável e exercícios físicos regulares;

– reduzir sentimentos de vergonha, inferioridade e baixa auto estima relacionada com o peso e/ou tamanho corporal;

– diminuição de comportamentos alimentares  pouco saudáveis (como as “dietas ioiô”);

– resolver conflitos interpessoais ou outros que possam contribuir às crises de ingestão alimentar compulsiva e  outros padrões pouco saudáveis;

Em casos em que a obesidade se considera mórbida, ou que por outro motivo necessite de uma intervenção que implique cirurgia, a avaliação e intervenção psicológica são adaptadas a  este procedimento terapêutico médico, implicando em:

– avaliar o estado psicológico, utilizando  testagens psicológicas específicas;

– avaliar se existe uma decisão consciente, informando sobre o procedimento que será realizado;

– preparar o pós operatório, a recuperação  e a adaptação às rápidas mudanças físicas e dos hábitos diários;

Renata Bibas do Nascimento é Psicóloga (CRP 08/13235) e realiza avaliação e acompanhamento psicológico pré e pós cirúrgico para cirurgia bariátrica. Mais informações: Instituto de Nutrição e Metabolismo – Avenida Dr. Manoel Pedro 2573 – Fone: (41) 3633  2375 / (41) 8849 4749

Please follow and like us: