Capela de Água Azul inicia reformas

O telhado da igreja já está quase pronto. Depois dele, outras reformas serão feitas até outubro.

A comunidade de Água Azul, há aproximadamente um mês, está reunida para realizar a reforma da capela da localidade. Neste período, já foram derrubados dois pilares ao lado do altar, para fazer no lugar nichos nas paredes para a colocação de imagens. Foi realizada a lavagem do telhado, a troca de telhas e a pintura da cobertura.

Segundo a presidente da Capela, Analdir Paisani Ribas, ainda estão previstas obras para as calçadas, reboco da torre, colocação de muro, reforma do coro, construção da capela do Santíssimo, reforma elétrica, troca de vidros e pintura.

Para que as obras se tornem realidade, três pessoas estão trabalhando na empreitada. E a comunidade também está auxiliando. Os bancos da igreja foram retirados para que os moradores ajudem a reformá-los. A intenção, segundo Analdir, é de que tudo fique pronto para a festa de Nossa Senhora Aparecida, que será comemorada no dia 10 de outubro.

A Capela de Água Azul nunca havia recebido uma reforma total, somente manutenção no piso e pintura. Para a obra que está acontecendo, os moradores estão se mobilizando através de campanha para o material e mão de obra, além de receber auxílio da Paróquia de Santo Antonio.

A construção da atual igreja data da década de 1960. Antes, existia no lugar uma outra construção que, mesmo sendo pequena para uma população crescente, era muito bonita e representava um marco importante por ter sido a primeira igreja de alvenaria em toda a região. Esta atendeu a comunidade até agosto de 1959, quando um devastador furacão a destruiu. A partir daí os moradores, com o auxílio do Monsenhor Henrique, do então presidente da Comissão da igreja, Sebastião Ambrósio Meira e de Nossa Senhora Aparecida, propuseram-se a construir uma igreja de alvenaria, maior e mais ampla que a anterior.

A festa de lançamento da pedra fundamental realizou-se em 19 de novembro de 1961. A igreja, para a época, era bastante grande, medindo em torno de 300m2, e atendia várias comunidades da região, como Água Azul de Baixo, Mato Queimado, Canoeiro, Água Azul de Cima, Santos Reis, Palmital… Por isso, houve uma época em que se tentou transformar a igreja em Paróquia.

Hoje, mesmo não atendendo tantas comunidades, a Igreja não perdeu sua importância. Há muito o que se contar através daquelas paredes e daquele chão. Muita fé incrustada no coração do povo. Tanto é que, em 2010 a capela que completará seus 59 anos de construção, será revitalizada, mais uma vez com o apoio dos moradores.

Please follow and like us: