Desde o ano de 2008 o Setor de Fonoaudiologia, em parceria com o Departamento de Educação do Município de Contenda, realiza nas escolas municipais ações preventivas na área fonoaudiológica.
Diversos projetos já foram aplicados, dentre eles pequenos cursos para os professores, assessoria na educação de crianças com dificuldade no desenvolvimento, entre outros.
Neste ano optou-se por realizar atividades para estimulação das crianças da Educação Infantil do município.
O trabalho foi iniciado na CMEI Nhana Maria e o que surpreendeu os profissionais envolvidos foi a grande porcentagem de crianças que tinham alterações dentárias sendo instaladas e que faziam uso de chupeta. A partir desta constatação, a Direção da Creche, o Departamento de Educação e a fonoaudióloga responsável resolveram investir em ações para a retirada deste hábito nocivo para aquelas crianças.
Foram realizadas palestras com os professores e funcionários da creche que, a partir das informações recebidas, passaram a realizar ações em parceria com a coordenação pedagógica do município para, através de atividades lúdicas (músicas, cartazes, contação de histórias) convencerem as crianças da necessidade do abandono de suas chupetas.
Os pais foram convocados para, em casa, também contribuírem para o sucesso do trabalho. Eles foram informados dos malefícios que a chupeta estava causando em seus filhos e de estratégias que poderiam ser utilizadas para sua retirada.
E quem pensava que haveria choro, se enganou. Surpreendendo a todos, as crianças foram gradativamente abandonando o uso da chupeta, antes mesmo do esperado.
Há ainda parceria com o Setor de Odontologia do município que, nos próximos dias, deverá ir até a creche para trabalhar com as crianças a temática da saúde bucal e reforçar o abandono do uso da chupeta.
Para mais informações sobre o tema, procure a fonoaudióloga Maeby Caseker Weiss, no Departamento de Educação de Contenda.