Projeto de Lei que cria o Dia do Cerco da Lapa é aprovado em Plenário

O Projeto de Lei de autoria da Deputada Rosane Ferreira que cria o Dia do Cerco da Lapa é aprovado em Plenário na quarta-feira, dia 15 de julho. A lei, quando sancionada, destaca a importância do Cerco da Lapa para a história do Paraná e do Brasil.

A Lapa ganhou mais uma etapa no caminho para ser incluída no Calendário Oficial do Estado do Paraná. O Projeto de Lei de autoria da deputada Rosane Ferreira, que torna oficial o dia do “Cerco da Lapa”, foi aprovado em sessão plenária na tarde de quarta-feira, dia 15 de julho.

Depois de passar por segunda apreciação e sanção do governador do Paraná, a Lei passa a instituir o “Dia do Cerco da Lapa” na data de 9 de fevereiro. A escolha desse dia vem de uma comemoração já existente na cidade devido à data de morte do General Antônio Ernesto Gomes Carneiro, chefe do batalhão de 700 homens que resistiu à invasão de 3 mil revolucionários durante 26 dias.

Além de incluir a data no Calendário, o Projeto de Lei propõe a divulgação e o destaque da importância dessa data, episódio importante da Revolução Federalista de 1894. Afinal, foi graças ao “Cerco da Lapa” que o avanço das tropas vindas do Rio Grande do Sul foi barrado. Do contrário, os maragatos teriam chegado ao Rio de Janeiro.

Devido à importância desse dia, a lei, assim que sancionada, vai incentivar a abordagem do “Cerco da Lapa” nas grades curriculares de escolas e universidades para divulgar, zelar e proteger o Patrimônio Histórico e Cultural material e imaterial da Lapa. Com esta lei, a deputada Rosane atende uma solicitação dos lapeanos.

Please follow and like us: