Amigos do Hospital encerra suas atividades

Depois de 11 anos de existência, entidade percebeu seu objetivo de atuação deixou de existir

e decidiu repassar seus bens a outras instituições, destituindo oficialmente a Associação.

Na quarta-feira, dia 11 de agosto, na sede da Incomate, a Associação dos Amigos do Hospital Hipólito e Amélia Alves de Araújo convocou uma reunião para formalizar a destituição da entidade e realizar a destinação dos bens a outras entidades assistenciais do município.

Como o Hospital Hipólito deixou de existir, oficialmente, se tornando uma ala no Hospital Regional São Sebastião, e o prédio do Hipólito passou a ser o Pronto Atendimento Municipal, as integrantes da Associação perceberam que o objetivo principal da entidade, como determinava o estatuto, deixou de existir.

E, com o fim da existência da Associação dos Amigos, os pertences da entidade foram destinados a quatro entidades: APAE, Vicentinos, Lar e Educandário São Vicente de Paulo e Dispensário São Benedito. Cada um recebeu uma quantia em roupas, maquiagem, tecidos e valor em dinheiro.

No momento da entrega, Lia Mendes discursou afirmando a necessidade da prestação de contas do que foi repassado e lembrou das dificuldades enfrentadas pelo grupo para auxiliar a população e o Hospital. A entidade conseguia exames para pacientes quando muitas vezes não conseguiam autorização para tal, remédios, cadeiras de rodas, de banho, entre outros auxílios.

A atual presidente da Associação, Clenice Fávaro, emocionou-se com o momento da entrega: “para mim (o fim da entidade) é muito triste”, afirmou. E ela explicou o motivo do sentimento: por anos acompanhou a realidade dos pacientes e do Hipólito.

Mas, os representantes das entidades agraciadas com os bens da Associação afirmaram que, mesmo com o fim da instituição, ela continua ajudando os lapeanos. Seja com as doações para as entidades, seja com o trabalho das integrantes, que são pessoas atuantes na comunidade.

“As pessoas que fazem vão continuar fazendo, as que pessoas que pensam na comunidade vão continuar fazendo. Estamos de braços abertos para essas pessoas. Não é porque a entidade teve que encerrar as atividades que vocês irão parar”, afirmou Reinaldo Prevedello, representando a APAE.

Já Adriane Dalabona agradeceu a “Clenice Fávaro, a Maria José da Silveira, a Silvete Juski e a Lia Mendes, que seguraram firme até o desfecho, que não é triste, pois está ajudando os outros”. E completou “a doação vem em boa hora”.

A menina dos olhos da Associação, que é o aparelho de Raio X que está sendo utilizado atualmente em regime de comodato pela Prefeitura Municipal, no Pronto Atendimento, será doado à prefeitura. E as cadeiras de roda e de banho, e todos os demais aparelhos ortopédicos que foram cedidas às pessoas necessitadas, quando precisarem ser devolvidas, devem ser entregues à Ação Social do município para que outras pessoas tenham à disposição esta benfeitoria.

A Associação

A Associação, com 11 anos de existência, surgiu a partir de um grupo de pessoas que resolveu trabalhar em benefício do Hospital Hipólito. O grupo chegou a ter aproximadamente mil associados, trabalhando continuamente, mas aos poucos o grupo foi diminuindo. Segundo a diretora financeira da entidade, Lia Mendes, “as pessoas ajudavam e tinham interesse porque achavam que, sendo associadas, elas tinham direito ao atendimento da saúde. E realmente tinham, porque era uma coisa muito importante, que fazíamos com muito amor.”

Além de tantos trabalhos auxiliando os pacientes e o Hospital, com roupas de cama, ajuda para realizar exames, compra de remédios, empréstimo de cadeiras de rodas e de banho, a Associação conseguiu uma grande conquista para a cidade: o aparelho de Raio X que foi cedido em regime de comodato para a Prefeitura Municipal e está sendo utilizado no Pronto Atendimento Municipal. O equipamento foi adquirido por meio de feiras e demais ações que resultaram na disponibilização de um valor de aproximadamente R$ 90 mil que permitiu a aquisição da benfeitoria.

Além destas ações, os Amigos do Hospital auxiliaram muito a Maternidade Municipal, com roupas de cama, roupas e cobertores para os recém nascidos. Outros beneficiados das atividades da Associação foram os funcionários do Hospital que receberam benfeitorias no ambiente de trabalho.

Mas, com o passar do tempo, com a percepção de que o objetivo da entidade não existia mais após as mudanças ocorridas no Hipólito, as representantes da Associação – Clenice Fávaro, presidente; Silvete Juski, vice-presidente; Maria José da Silveira, secretária; e Lia Mendes, tesoureira -, concluíram que tinham feito a sua parte e decidiram realizar uma assembléia geral para encerrar as atividades. Isto aconteceu no mês de julho e, nesta semana, ocorreu a entrega dos bens da entidade a outras instituições assistenciais do município.

Concluindo o momento da entrega, Lia Mendes fez uma constatação dizendo que, infelizmente, há poucos jovens se engajando nas questões sociais do município. As pessoas que ainda estão trabalhando na área social estão envelhecendo. “Quando acabar a velha guarda do voluntariado, não sabemos o que vai ser”, afirmou com a preocupação de que mais pessoas assumam causas sociais e não deixem de auxiliar as entidades da cidade.

Please follow and like us: