Teve sua estréia na terça-feira, dia 9 de agosto, na Cinemateca de Curitiba, o documentário “Instalações-Rituais”, obra que foi selecionada pela Bolsa Funarte de produção critica, sobre interfaces dos Conteúdos Artísticos e Culturas populares. A proposta da roteirista e diretora Geslline Giovana Braga foi mostrar os altares de benzedeiras e seus rituais, tendo como ponto comum a fé em São João Maria (Monge da Lapa).
Bem editado e bastante dinâmico, o filme mostra a importância que João Maria teve e continua tendo em boa parte do território paranaense e catarinense. A Lapa Film Commission esteve no evento, e Márcio Assad participou do debate que se seguiu a estréia, relembrando passagens do Monge, retratadas no livro de Aramis Gorniski, sobre o tema e do documentário do início dos anos 80 de Valêncio Xavier, em que figurou como ator, juntamente com outros jovens daquela época, sob o comando de Naby Paraná.
Lamentavelmente a Lapa ficou de fora do documentário, em virtude do período de fechamento do parque que coincidiu com as filmagens, relatou a diretora.
Para os leitores que queiram ter uma idéia do documentário, poderão fazê-lo pela Tv Lapa: www.tvlapa.com.br. A intenção da Lapa Film Commission é trazer a diretora Geslline Braga para a cidade, para uma exibição do filme com debate sobre o tema, revela Márcio, que buscará parcerias para viabilizar o evento.