A Colônia São Carlos sempre reverenciou Santos homens, São Carlos e Santo Antonio. Mas, Tiber Gemin tinha como um dos projetos na comunidade de incluir a Nossa Senhora nas reverências. Através de pesquisas em conjunto com o Padre Antonio Carlos Baggio, que atua em Curitiba, achou por bem que se reproduzisse a mesma imagem da igreja de Ospedaleto, na região do Vênetto, na Itália, na comunidade de Colônia São Carlos.
Por meio da internet conseguiram a imagem, que foi confeccionada por uma artesã de Colombo. A imagem tem um metro de altura e está fixada sobre uma pedra, no centro do trevo da Estrada Via Strana, estrada da Colônia São Carlos.
A “Vergine Maria de Candelora” é conhecida de três maneiras no Brasil: como Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora da Candelária e Nossa Senhora da Purificação.
E a comunidade da Colônia São Carlos realizará a sua primeira festa em louvor à Santa no mês de setembro. A Festa in Onore Dalla Vergine acontecerá no dia 12 do próximo mês com várias atividades.
Às 10h da manhã do dia da festa acontecerá uma procissão de Nossa Senhora até a capela. E às 10h30 será realizada a Santa Missa.
Uma palestra será realizada no Memorial Italiano às 11h, sendo que quem quiser colaborar pode levar fotos, documentos e objetos antigos. Às 12h haverá almoço italiano, com galeto, polenta frita, radiche, maionese, risoto, vinho do colono e bebidas.
Já no início da tarde, às 14h, haverá um super festival de prêmios, com premiação em dinheiro e prendas de ofertas.
Além destas atrações, haverá cama elástica e piscina de bolinhas na festa. Quem quiser prestigiar o evento, pode ir de ônibus, gratuitamente, até a Colônia São Carlos. Os horário serão divulgados pela Rádio.
Para participar do almoço italiano é necessário comprar o vale antecipadamente, no valor de R$ 12.