Remédio manipulado: onde encomendar?

De acordo com a Lei 11.951/2009, as farmácias que não têm laboratório de manipulação estão proibidas de efetuar venda e distribuição de produtos manipulados. Portanto, isso não quer dizer que a manipulação esteja proibida. As farmácias que possuem laboratório de manipulação podem, sim, manipular medicamentos. A captação de receitas por farmácias e drogarias que não possuem laboratório próprio é que esta proibida.

Se o seu médico receitou medicamento manipulado, só aceite que a farmácia ou drogaria faça a troca por outro, que seja industrializado, caso o seu médico autorize.

A manipulação

O medicamento manipulado é um produto personalizado que é feito para atender exclusivamente a necessidade do paciente, de acordo com a receita que o médico prescrever.

A farmácia de manipulação é o estabelecimento autorizado por lei para preparar e vender o medicamento manipulado. A legislação proíbe a venda de produtos manipulados em drogarias, clínicas ou academias. A farmácia de manipulação prepara a quantidade exata da fórmula para o período de tratamento sem que haja desperdício do medicamento e do seu dinheiro.

Vantagens

– doses que a indústria farmacêutica não fabrica;

– medicamentos que a indústria farmacêutica não produz;

– associação no mesmo medicamento de substâncias que na indústria farmacêutica são produzidas em diferentes produtos;

– as farmácias de manipulação seguem as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde;

– as farmácias de manipulação sofrem fiscalização da mesma maneira que a indústria farmacêutica;

– todas as fórmulas são avaliadas e desenvolvidas por farmacêuticos que são os únicos profissionais capacitados para a manipulação de medicamentos.

Orientações

Quando for tratar de sua saúde, você precisa estar bem informado em relação às opções que seu médico ou dentista tem para prescrever o seu medicamento.

O medicamento manipulado é uma preparação feita na farmácia de manipulação a partir de um receituário médico, na quantidade e dosagem exata para seu tratamento.

Esta preparação é feita exclusivamente para você, mediante a apresentação da receita.

Só compre medicamento manipulado na farmácia de manipulação. Ela é o único estabelecimento oficial e legal para a venda de medicamentos manipulados.

Clínicas, consultórios médicos e odontológicos, SPAs ou academias,, não estão autorizados a vender produtos manipulados. Não aceite que sua receita seja enviada diretamente do consultório ou clinica via fax ou e-mail para determinada farmácia.

Exija que a receita seja entregue a você, e se for medicamento controlado, exija as guias azuis. Você tem o direito de escolher onde deseja que seu medicamento seja manipulado.

Todas as farmácias de manipulação devem ter um farmacêutico presente para oferecer assistência farmacêutica em tempo integral.

Observe se a farmácia é organizada e se as pessoas que lhe atenderam são treinadas.

Please follow and like us: