Palmital de Cima em obras

Capela de São Benedito está em reformas e deve ficar pronta para o dia da festa do seu padroeiro, em setembro.

A Capela da comunidade de Palmital de Cima será inteiramente reformada até o dia 26 de setembro, data da Festa que será realizada em Louvor a São Benedito, padroeiro da comunidade.

O início das reformas se deu com o telhado, que teve ajuda financeira da comunidade para ser trocado. Estas obras foram finalizadas no mês de julho. Mas, ainda faltam muitos detalhes para que a Capela fique como o planejado.

No dia 24 de julho iniciaram-se as obras para reformar o piso, fazer a pintura das paredes e do teto, efetuar a troca das janelas ao lado do altar por nichos onde serão colocadas imagens de Nossa Senhora e São Cristóvão, do Sagrado Coração de Jesus e de Santa Terezinha. Além da troca e aumento do altar, que receberá grafiato branco e terá mais espaço para circulação tanto para o celebrante como para os leigos, comentarista e leitores por exemplo, que participam da celebração. No plano de reforma, também será contemplada a parte elétrica, com a troca dos lustres, e a construção de calçadas em volta da igreja, além de uma cobertura na entrada principal da capela.

A Capela de São Benedito, em Palmital de Cima, existe há aproximadamente 37 anos, mas esta é a primeira vez que uma reforma completa é feita em suas estruturas.

Os recursos para que as obras se realizem estão vindo em parte como empréstimo da Paróquia Santo Antonio e em parte da própria comunidade. Segundo o atual administrador da capela, Marcos José Lech, a comunidade possuía um valor considerável em caixa advindo da administração anterior e realizou uma festa em abril – a Festa de São Cristóvão com procissão -, por isso foi possível iniciar as obras. Segundo Marcos, o lucro da Festa em Louvor a São Benedito, que acontecerá no dia 26 de setembro, também será em prol à revitalização da Capela.

Na administração anterior à de Marcos, quando o responsável era João Francisco de Almeida, foi reformada toda a parte de vigamento e caibramento da igreja. O atual administrador afirma que “graças à boa administração anterior está sendo possível dar seguimento às reformas”.

Além disso, Marcos reforça que “a participação (da comunidade) está sendo muito boa. Todos ajudam no que podem”. Para realizar as obras foi contratado o pedreiro Vanderlei Ramos, mas há diversos voluntários locais que colaboram para que as reformas se tornem realidade.

Tudo está sendo organizado para que em breve, a Capela esteja reformada e pronta para a realização da festa do padroeiro da comunidade, São Benedito, em 26 de setembro.

Please follow and like us: