Descaso com o lixo domiciliar no interior

Lixo é abandonado em propriedade particular na zona rural da Lapa, gerando transtornos a proprietário do imóvel e riscos ao meio ambiente.

Há algumas semanas Airton Seskin, proprietário de um imóvel na localidade de Rio da Areia, fez uma denúncia à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Lapa e à equipe da Tribuna. Segundo ele, moradores da região estariam jogando sacos de lixo, de aproximadamente cinco quilos de capacidade, com fraldas descartáveis usadas, em sua propriedade.

A denúncia foi levada à Secretaria de Meio Ambiente, que informou que esse tipo de lixo, chamado domiciliar, não possui coleta por parte da Prefeitura na zona rural. Então, a pessoa que teve esta atitude, sem consciência ecológica e de comunidade, deveria abrir uma vala em sua propriedade, dentro das orientações do código de saúde (áreas planas, longe de córregos etc.), para descartar os resíduos domiciliares. Outra opção seria levar os sacos de lixo desta categoria até o Aterro Sanitário, no Passa Dois. Ou, ainda, levar o lixo domiciliar até algum ponto da cidade, onde já existam sacos de lixo, para que o caminhão de coleta recolha durante o dia.

Airton relatou que, da primeira vez que jogaram esses sacos em sua propriedade, se deu ao trabalho de colocar em seu veículo e levar até o aterro sanitário. No entanto, a falta de respeito continuou a acontecer, sendo que alguns sacos de lixo até foram deixados no meio da estrada.

A Secretaria de Meio Ambiente foi questionada sobre os motivos de não existir colega deste tipo de lixo no interior. Segundo ela, a Prefeitura não pode realizar a coleta no interior por questão de logística, já que a extensão do município é muito grande. E ainda, há uma proibição do Ministério Público a respeito desta coleta na zona rural, pois entende-se que a comunidade rural possui meios para dar um destino adequado a esse tipo de resíduo

A Prefeitura realiza a coleta apenas do lixo reciclável no interior do município. E, quanto ao lixo orgânico, orienta os moradores para que enterrem em seus terrenos.

Falta de consciência

O morador Seskin fez o registro fotográfico do abandono do lixo em sua propriedade, mas acabou descobrindo que a quantidade era muito superior ao que imaginava. A pessoa responsável pelo descarte deixou o lixo em vários locais da região. O risco é de que, com chuvas, o lixo possa ser levado até córregos da região.

Airton contou estar preocupado, não somente pelo fato do lixo ter sido deixado em sua propriedade, mas por questões ambientais também.

Moradores da região relataram que fatos semelhantes acontecem em comunidades próximas também. E a Secretaria de Meio Ambiente afirmou que, quanto mais organizada a comunidade, menos problemas do gênero acontecem.

A Secretaria de Meio Ambiente se coloca à disposição da população para orientações a respeito da abertura de valas para descarte do lixo domiciliar no interior e, também, para orientar a população a respeito do tema.

Para entrar em contato com a Secretaria, basta ligar para o telefone 41-3911-1098.

Please follow and like us: