Dia do Patrimônio Histórico Nacional

17 de agosto é a data em que se comemorao Dia Nacional do Patrimônio Histórico.

Em 1937, foi criado o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde o historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade trabalhou por mais de 30 anos, e cuja data do seu nascimento – 17 de Agosto – celebra o Dia do Patrimônio Histórico.

No Brasil, muitas pessoas ainda nem acordaram para o que seja um patrimônio histórico. Outras, no entanto, lutam bravamente para conservar a memória desse país, ainda novo, mas com tantas histórias para contar. E muitas dessas histórias estão refletidas e tatuadas justamente…em seus patrimônios!

Patrimônio Histórico e cultural refere-se a um bem móvel, imóvel ou natural, que possua valor socialmente significativo, podendo ser estético, artístico, documental, científico, social, espiritual ou ecológico. E colaboram para caracterizar uma população, agregando valor e distinguindo-a das demais.

Graças às pessoas – historiadores, estudiosos, apaixonados – que dedicam sua vida à preservação da memória, o Brasil tem hoje muito do que se orgulhar, quando se fala de Patrimônio Histórico.

Descobrir a nossa História nos monumentos, museus e igrejas e ver o Patrimônio Histórico tombado nos leva a valorizar a vida e trabalho dos nossos antepassados. Ancestrais queridos, que de forma heróica, junto aos índios, africanos, europeus e orientais, participaram na construção e desenvolvimento desta fantástica nação onde vivem os Brasileiros.

A música, dança, culinária, escultura, literatura, pintura e tantas outras tradições formataram nossa diversidade cultural, que atravessou séculos e hoje está presente nos saberes adormecidos do DNA de nosso povo. Nossa missão é seguir os ensinamentos de Mário de Andrade. Ele, que escreveu em 1937, o projeto de criação do IPHAN e inspirou o amigo, diretor do Instituto, Rodrigo Melo Franco de Andrade, a dizer: “educação popular é o meio mais eficaz de assegurar a defesa do patrimônio histórico e artístico nacional.

No quesito Patrimônio Histórico, Lapa também tem muito do que se orgulhar. Basta um breve passeio pelo Centro histórico, e qualquer pessoa, conhecedora ou não, poderá se maravilhar com alguns exemplos de patrimônio histórico.

Ao passear pelas ruas da Lapa, olhe em volta, perceba o invisível, aguce os sentidos. Você pode estar diante de uma preciosidade e nem perceber. Há detalhes, nuances, curiosidades, segredos. Há vida por trás das paredes, nas calçadas, janelas, fechaduras.

Nos Patrimônios Históricos está a história das pessoas. É questão de valorizar e aprender a cuidar. Afinal, é o que podemos deixar como legado para as próximas gerações.

Valeria Borges da Silveira 
é Secretária de Cultura do Município da Lapa.

Please follow and like us: