A quantia de veículos no município é crescente e os problemas decorrentes podem ser vistos no dia-a-dia do centro da cidade.
Na edição 1609 da Tribuna, foi publicada uma matéria abordando a questão do aumento de veículos na cidade da Lapa. Com base nestes dados e, também, por conta da crescente dificuldade que os motoristas vêm encontrando para transitar e encontrar vagas de estacionamento na cidade, nesta edição levantamos o tema sobre possíveis soluções de trânsito na Lapa.
Há algum tempo o vereador Vilmar Favaro Purga demonstrou interesse em criar um projeto, para ser levado à votação na Câmara, para a criação de um estacionamento rotativo no município. O assunto gerou polêmica e verificou-se algumas dificuldades que poderiam surgir em sua implantação.
Agora trazemos a você, leitor, algumas sugestões do que poderia ser feito para melhorar o trânsito. Além das idéias abordadas nesta matéria, você também pode enviar sua sugestão para o e-mail da Tribuna ou acessar o site e deixar seu recado, já aproveitando para responder a enquete sobre o assunto.
Sugestões
Em diversas esquinas do centro da Lapa percebe-se que há dificuldade visual. Um exemplo são as Ruas Westphalen (na esquina do Fórum) e Francisco Braga (esquina do Restaurante Lipski). Nestes locais, e também em outros com o mesmo problema, poderiam ser instalados espelhos para que o motorista pudesse visualizar como está o trânsito da rua que deseja atravessar.
Na Avenida Manoel Pedro poderia ser modificado o estacionamento de veículos, para que fosse transversal. No entanto, esta sugestão tornaria necessário que o tráfego passasse a ser somente de um veículo na via, em cada faixa. Ou então, que o canteiro central fosse diminuído de tamanho.
Quanto às ruas transversais, suas calçadas são pequenas, dificultando a passagem de pedestres. Caso o estacionamento nestes locais fosse proibido, poderia se aumentar a largura da calçada e deixar a passagem somente de um veículo nas vias, sem possibilidade de parada (estacionamento).
No entanto, toda e qualquer modificação que venha a tentar melhorar a situação só dará resultados caso a população respeite as determinações ou se houver fiscalização.
Por isso, uma outra alternativa seria realizar licitação para uma empresa fiscalizar o trânsito na Lapa.
Participe!
Esta matéria está somente levantando o tema, para que a população, que é quem é diretamente afetada pelas mudanças, possa se manifestar sobre as melhores formas de alterações no trânsito da cidade.
Se você tem alguma sugestão, entre em contato com a Tribuna!
E aproveite e vote na enquete disponível no site: Qual a solução para o trânsito na Lapa?