Contaminação na água de Mariental

Moradores foram surpreendidos por água cheirando a podridão no último final de semana.

Era quinta-feira, dia 2 de setembro. Fim de tarde e os moradores da região de Mariental começaram a perceber algo diferente na qualidade da água vinda pelas torneiras de suas casas. A princípio um forte mau cheiro, lembrando podridão.

Alguns moradores relataram à Tribuna que até a limpeza de casa não podia ser feita, pois o mau cheiro se impregnava em tudo. Os moradores entraram em contato com a Sanepar pedindo uma solução para o problema. A empresa, que a princípio não sabia o que havia ocasionado o transtorno, foi até a localidade para verificar a qualidade da água e tomar providências.

Chegando no local de captação de água de Mariental, os responsáveis pela Sanepar perceberam uma grossa camada de matéria orgânica na água e fizeram a coleta do material para verificar do que se tratava. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) também foi acionado e coletou amostras da água para análise. Mas, pelo que tudo indica, o problema surgiu por conta da ruptura de um cano de esgoto de uma empresa localizada na região. Com a ruptura, os produtos químicos utilizados e todo o resíduo da empresa foram lançados no rio que abastece o reservatório da Sanepar na localidade. Quando o problema foi percebido pelos moradores, toda a água que seria tratada pela Sanepar já estava contaminada.

A Sanepar acionou todos os seus funcionários para que fosse transportada água, vinda dos reservatórios da Lapa, com caminhão pipa até o reservatório de água onde é feita a distribuição na região.

Mas, ainda assim, foi um final de semana complicado para os moradores. Mesmo com as providências tomadas pela empresa de saneamento, o fim dos problemas não seria tão breve. Um fator que agravou a situação foi a falta de chuva, pois para amenizar realmente o problema seria necessária a limpeza total do local de captura da água.

Orientações

A população foi orientada a esvaziar e limpar as caixas de água, para que, normalizada a distribuição, as residências recebessem água potável novamente.

Mas a operação deu bastante trabalho e transtornos aos moradores. Além da limpeza das caixas de água, era preciso limpar novamente as casas, os utensílios domésticos e as roupas que haviam sido lavadas com a água contaminada.

Neste período, alguns moradores tiveram que procurar ajuda médica, pois passaram mal após ingerirem a água mau cheirosa.

A Sanepar está aguardando o resultado da análise da água para depois tomar as medidas cabíveis.

Transtornos

A companhia de saneamento colocou à disposição da população água de poços artesianos da região. No entanto, por conta da necessidade de limpeza das casas, caixas de água e utensílios, a água não seria suficiente.

Com isso, os moradores tiveram que buscar ajuda na região. O distrito de Mariental conta com dois postos de gasolina da Potencial, que possuem poços artesianos. Foi nestes locais que a comunidade pode receber auxílio. O Vereador Carlinhos relatou que uma caixa de água com 10 mil litros de água acabou em menos de uma hora, tamanha foi a procura por água.

Meio Ambiente

A Tribuna conversou com alguns moradores da região e eles relataram que não é a primeira vez que a água vinda de suas torneiras chega com mau cheiro. No entanto, o episódio do último final de semana foi o mais grave ocorrido até então.

Não somente os moradores de Mariental e região, mas toda a população lapeana espera que graves fatos como esse não se repitam. Pois a empresa responsável pelo transtorno aos moradores e contaminação da água também opera em outros locais do município.

O que aconteceu, acidentalmente ou não, pode ser considerado crime ambiental. Pois toda a empresa precisa se responsabilizar pelos resíduos que produz, e não jogá-los no meio ambiente, causando danos à natureza e à população.

Please follow and like us: