Por conta dos transtornos causados pela contaminação da água, moradores da região de Mariental tiveram gastos não previstos.
Os vereadores Vilmar Favaro Purga, Wilmar José Horning e Carlos Alberto Hammerschmidt enviaram uma carta à Companhia de Saneamento do Paraná, a Sanepar, aos cuidados do Diretor Comercial Cesar Seleme, no dia 8 de setembro.
Os Vereadores solicitaram ao órgão expor a situação dos moradores da região de Mariental, por conta do ocorrido com a água distribuída pela companhia, no último final de semana.
Na carta enviada pelos vereadores, eles relataram que no dia 2 de setembro houve um vazamento de impurezas do tanque de decantação da empresa Marfrig (antiga DaGranja). Por esse motivo houve contaminação da água que é fornecida pela companhia aos moradores da localidade de Mariental.
O vazamento deixou a água dos reservatórios da Sanepar impróprias para o uso. Por isso, todos os moradores da localidade tiveram gastos não previstos para fazer a limpeza da caixa de água de suas residências. Sem contar os que precisaram trocar as caixas. Foi necessário realizar a limpeza das caixas, das residências e de todos os objetos que entraram em contato com a água suja. Esta atitude fez com que houvesse grande escoamento de água, causando aumento considerável na conta dos usuários.
Além disso, ocorreram vários casos de contaminação de pessoas que ingeriram a água e precisaram buscar auxílio médico. considerando ainda o fato de que pelos fatos narrados houve grande escoamento de água, o que ira causar um aumento na conta dos usuários.
Diante destes fatos, os três vereadores da Lapa fizeram um requerimento à Sanepar para que, de alguma forma, seja fornecido auxílio aos afetados, seja por meio de indenização ou por meio de desconto em suas faturas.
O requerimento foi feito à Sanepar, mesmo levando-se em consideração que a contaminação tenha sido causada pela empresa Marfrig, pois a Companhia é a responsável pela qualidade da água oferecida aos consumidores.
Outro motivo que levou os edis a requererem tais providências da Sanepar foi o fato de a Companhia não ter tomado as providências necessárias para evitar que a água contaminada chegasse as casas de todos os que recebem água tratada pelo órgão.