Educadores como multiplicadores de consciência ambiental

Sanepar promove Capacitação em Educação Ambiental para profissionais de educação municipal

Nos dias 14 e 15 de setembro aconteceu na Sala de Educação Ambiental da Coordenação Regional de Meio Ambiente (CRMA-PG/Lapa) da Sanepar, mais conhecida como sede da Caixa de Água, uma capacitação em educação ambiental para aproximadamente 47 diretoras e pedagogas da rede municipal de ensino.

A ação aconteceu por meio de uma parceria entre a Sanepar e Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente e comunidade escolar, para realizar a capacitação de educadores em educação socioambiental para um trabalho integrado dentro do Programa Viva Natureza. A capacitação foi proposta através de uma oficina com possibilidade de entrelaces com o projeto Nosso Planeta Lapa.

O projeto abrange três fases de capacitação. A primeira fase ocorreu nos dias 14 e 15 de setembro e visou a capacitação dos educadores, para que se tornem multiplicadores em suas escolas. A segunda fase é o desenvolvimento de ações socioambientais na comunidade escolar e tem previsão de ocorrer entre este mês e novembro. Já a terceira fase é a de atuação dos educadores com a comunidade, finalizando com um evento de apresentação dos projetos desenvolvidos.

Oficinas

A oficina realizada com as educadoras teve como tema central o Programa Viva Natureza – Se ligue na rede.

Alguns de seus objetivos foram realizar a formação de educadores em Educação Socioambiental, capacitando-os a elaborar projetos sobre: tratamento de água e esgoto com enfoque no Programa Viva Natureza – Se ligue na rede, dando ênfase para sensibilização ambiental, a correta utilização dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida.

Também buscou-se capacitar as participantes para repassar informações sobre Meio Ambiente como tema transversal, com práticas metodológicas, análise da realidade local e compromisso pessoal, com abordagem dos seguintes temas: água; distribuição da água, importância dos recursos hídricos, ciclo da água, usos múltiplos da água, bacia hidrográfica, mananciais, saneamento básico e proposta de trabalho com a comunidade escolar e as possibilidades de entrelace com o projeto Nosso Planeta Lapa.

Foram disponibilizados materiais ilustrativos sobre os temas trabalhados e a realização de uma atividade prática com visitação até a Estação de Tratamento da Lapa.

Comunidade

O programa de Capacitação em Educação Ambiental realizado pela Sanepar é aberto à toda a comunidade. Líderes comunitários e representantes de qualquer setor da comunidade também podem solicitar o treinamento. Para isso, basta entrar em contato com a Sanepar e agendar datas.

A capacitação é realizada de acordo com a disponibilidade do interessado. A que está sendo realizada com as educadoras municipais possui três fases. No entanto, dependendo do objetivo e perfil do interessado, há possibilidade de realizar alteração no formato da capacitação.

O treinamento não tem custos e pode ser agendado diretamente na unidade da Sanepar da Lapa ou em Ponta Grossa. Na Lapa, basta entrar em contato pelo telefone 41-3911-1307, com Thalita ou Gabriele. Em Ponta Grossa, pelo telefone 42-3220-2444, com Rosângela Melo, que é a Coordenadora Regional tanto de Ponta Grossa como da Lapa.

Please follow and like us: