No dia 3 de setembro a empresa Seara, do Grupo Marfrig/Seara, recepcionou um grupo de Agentes Comunitários do município da Lapa, em sua unidade industrial com sede no Passa Dois.
O encontro faz parte do programa “Seara Portas Abertas” que foi implantado na unidade da Lapa em julho deste ano, e tem como objetivo apresentar a empresa para a comunidade, permitindo maior aproximação entre a Seara e o público. Com isso as pessoas tendem a compreender melhor o processo produtivo, têm conhecimento de quantas pessoas estão envolvidas e se aproximam da política da empresa.
Aproximadamente 20 agentes comunitários, vindos do centro e bairros do município, participaram do encontro e irão passar às pessoas com quem convivem a sua impressão sobre a política da Seara.
O programa Seara Portas Abertas possui um plano de ação que prevê o convite à visitação da empresa para diversos grupos representativos da região e também familiares de funcionários da empresa.
A empresa
O município da Lapa é um local estratégico para a empresa, pois está localizado próximo ao Porto de Paranaguá (PR) e de Itajaí (SC), por onde são escoados os produtos exportados para União Européia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Oriente Médio e outros.
A unidade da Lapa produz frango in natura e cortes especiais e uma fábrica de produtos empanados e industrializados, atualmente abate 200 mil aves por dia, contando com dois mil e trezentos colaboradores diretos, entre abatedouro, fábrica de ração, incubatório e granjas.
Segundo os representantes do grupo Seara, a empresa tem um grande zelo na produção de alimentos, visando a segurança e a qualidade. Além de se preocupar com o meio ambiente, principalmente com a água, que é um produto muito utilizado pela empresa.
Na área de responsabilidade social, o grupo Seara possui programas que demonstram seu engajamento com a comunidade. Além de patrocinar alguns clubes de futebol, é uma das patrocinadoras da Seleção Brasileira de Futebol. Na questão filantrópica, realiza doações de produtos, faz campanhas de agasalhos e arrecadação de brinquedos. E, quanto à política empresa/empregado, procura incentivar seus colaboradores a serem voluntários nas instituições filantrópicas e estimula o cuidado com a saúde por parte dos empregados. Um exemplo disso são as campanhas de vacinação realizadas dentro da empresa, evitando que os funcionários precisem se deslocar para receber a imunização.
Mudanças
No ano de 2008 a empresa DaGranja foi adquirida pelo grupo Marfrig e, em 2010, o grupo adquiriu a empresa Seara, nome com grande tradição no mercado. Mesmo com o seu crescimento, o grupo Marfrig afirma que não é grande por aquilo que conquistou, mas por tudo o que ainda tem para conquistar.
Hoje o grupo exporta para 120 países, tem certificação da origem de todos os animais e está constantemente planejando o futuro. O grupo é formado por várias marcas, como Marfrig, Seara, Mabella, Pena Branca, DaGranja e outras. É o 4º maior produtor de carne e o 2º maior exportador de aves do Brasil.
Com o crescimento do grupo, os colaboradores já puderam sentir uma grande diferença nas melhorias e mudanças dentro da empresa. O próximo passo é a aproximação da empresa com a comunidade para que, cada vez mais, a sociedade possa conhecer a empresa que gera renda para muitos lapeanos.