Encerrar uma conta corrente em banco pode parecer algo bastante simples, entretanto, é necessário tomar alguns cuidados para evitar incômodos futuros, tendo em vista, principalmente que, via de regra, os bancos não aceitam prontamente uma solicitação de encerramento.
Primeiramente, é preciso saber que, para encerrar uma conta corrente, é indispensável solicitar tal providência ao banco. O simples fato de zerar a conta e parar de movimentar não gera o encerramento automático. E o pior: permanecendo aberta a conta, ainda que não esteja sendo movimentada, o banco pode cobrar tarifas bancárias, fazendo com que o saldo fique negativo, ensejando, inclusive, a inscrição do correntista em cadastros de inadimplentes, tais como SERASA e SEPROC.
Feito o pedido, o banco deve entregar ao cliente um termo de encerramento com todas as informações relacionadas à conta a ser fechada e com o compromisso expresso de encerrar a conta em até 30 dias.
Portanto, havendo interesse em encerrar uma conta corrente, é recomendável, para evitar transtornos posteriores, solicitar POR ESCRITO. A solicitação pode ser entregue em qualquer agência do mesmo banco, devendo o consumidor ficar com uma cópia do requerimento assinada e datada pelo empregado que a recebeu. Tal documento é extremamente importante para que o ex-correntista possa se resguardar de futuras cobranças indevidas.
Após o recebimento da solicitação de encerramento da conta corrente pelo banco, este não pode mais cobrar quaisquer tarifas. Se assim proceder, estará agindo ilegalmente, devendo devolver ao consumidor o dobro do valor que cobrou de forma indevida.
Por fim, cumpre esclarecer que, para que a conta corrente possa ser encerrada, é necessário que não exista qualquer dívida atrelada à conta que se pretende encerrar, tais como limite do cheque especial, dívida de cartão de crédito, etc. Antes de pedir o encerramento da conta deve-se primeiro quitar com o banco as dívidas porventura existentes.
Exija respeito aos seus direitos. O cumprimento de seus deveres é constantemente cobrado.
Entre em contato no endereço:
josiascamargojr@gmail.com