Dando valor à experiência: alunos fazem visita aos Vicentinos

“Assim, uma pessoa é mais feliz quando vive para mais alguém, e não para si só.” (Hermann Hesse)

A Semana da Vida é uma ocasião para colocar em evidência o calor e a beleza do dom precioso que Deus deu ao mundo. De modo especial para salientar o calor sagrado da vida humana e da sua dignidade diante de tantas ameaças que atualmente a vida vem sofrendo. Por isso a missão de reafirmar sua importância inestimável.

Em comemoração à Semana e para aproximar os mais jovens do tema, as professoras do Colégio Estadual General Carneiro realizaram, entre outras atividades, uma visita ao Lar de Idosos São Vicente de Paulo, os Vicentinos, com alunos de 7ª e 8ª séries do período matutino. A atividade aconteceu no dia 30 de setembro, quinta-feira.

Enquanto os alunos conversavam com os idosos aconteceu uma interação positiva e muitos dos alunos se sensibilizaram com as histórias e experiências ali relatadas. Segundo as professoras foi um momento de muita emoção.

A aluna Heloísa Dalberto, da 7ª série turma B, contou que gostou muito do passeio, “por poder conversar com pessoas mais velhas, pessoas que foram abandonadas por suas famílias e que nós agora fazemos parte de sua família. Sempre é bom conversar com pessoas diferentes, ter novos assuntos, e nos conscientizarmos de que um dia também estaremos na velhice.”

A aproximação e conhecimento da realidade de outras pessoas traz amadurecimento para os alunos, valorização de suas vidas e da do próximo. É o que contou a aluna Alana, da 7ª série turma B: “Eu gostei muito de ver os idosos porque parece que a gente fica com o coração aliviado, gostei demais e também faz a gente dar maior valor à vida”.

Acredita-se que a valorização da vida, a valorização dos idosos, fará bem somente aos anciãos. No entanto, o bem estar é por vezes maior para quem faz a ação. A aluna Bruna A. Cordeiro conta sobre a experiência, dizendo que agora sempre quer visitá-los. “É uma emoção muito grande e se estivermos com o dia ruim é só ir lá que o nosso dia melhora pra mil”, conta. “Senti muita emoção ao chegar lá e animá-los. Eu adorei todos eles, mas quem me encantou mais foi a Aninha. Ela é muito querida, meiga e legal”, finaliza Bruna, que se encantou com o carinho de uma das idosas moradoras dos Vicentinos.

O carinho que Bruna recebeu foi uma retribuição pela atenção dada. Mas demonstra mais do que isso: a necessidade de atenção das pessoas mais velhas. Alguns minutos já podem ser suficientes para valorizar a vida que há em cada ser humano que foi deixado em um Lar de Idosos após ter chegado à idade mais avançada. Valorizar a sua vida, a sua experiência, o amor que ainda têm para dar. Valorizar a vida humana.

Please follow and like us: