Sucesso na parceria Marfrig e Lapagén

Destino – Porto Feliz/SP: produtores lapeanos negociam carne Angus no Programa de Fomento em Pecuária da Marfrig.

No dia 25 de agosto, a Lapagén reuniu produtores da cidade da Lapa e região em uma reunião com a Marfrig, para esclarecer o funcionamento do fomento de bovinos de corte da empresa. O contato dos pecuaristas, por meio da Lapagén, com o programa Marfrig Fomento Pecuária já vem proporcionando os primeiros frutos.

Na ocasião o Gerente Nacional de Fomento de bovinos de corte da Marfrig, Luciano de Andrade, apresentou os pormenores de seu funcionamento. Os produtores participantes demonstraram grande satisfação com o que foi apresentado, principalmente com a remuneração diferenciada oferecida, pela possibilidade de adiantamentos financeiros (sem correção monetária), garantias de compra e assistência técnica associada.

Vantagens da Lapa

Por outro lado a Marfrig, ao longo do período posterior à apresentação do Programa, pode perceber e reconhecer o quanto a região da Lapa tem condições de produzir e oferecer, ao mercado, bovinos de alta qualidade, pesados e precoces. Soma-se a isso também a possibilidade de se produzir, além de animais cruza Angus, produtos Angus definidos.

A capacidade produtiva deve-se fundamentalmente ao clima e a qualidade das forrageiras produzidas. Na região as chuvas, normalmente, são bem distribuídas durante o ano todo e os solos são de ótima qualidade, possibilitando a produção de forrageiras mais exigentes e com maior capacidade de suporte, numa época em que o restante do Paraná e a maior parte do Brasil sofrem com a estiagem e conseqüente seca e falta de alimentos e água.

Valorização da Qualidade

Tendo em vista que já existem, na região, produtores trabalhando com genética Angus há algum tempo, a LapaGén Agronegócios viabilizou a compra dos primeiros lotes de Angus da região pela Marfrig.

Mesmo ainda não usufruindo das vantagens do Programa, os pecuaristas vendedores Hélio Edison de Carvalho (Fazenda Nova Querência), André Bubniak Montrucchio (Fazenda Solar) e Luiz Augusto Knipof (Fazenda Boa Vista) receberam preços acima do mercado vigente.

Essa comercialização serve de referência para que os pecuaristas, em geral, vejam a forma de trabalho da Marfrig. Um ponto de destaque é o pagamento em no máximo 7 dias, com depósito dos valores negociados diretamente na conta dos pecuaristas. Outro diferencial foi a boa valorização das fêmeas entregues.

Os bezerros e novilhos negociados tiveram como destino o confinamento da Marfrig, na cidade de Porto Feliz, no estado de São Paulo.

Produtores Empreendedores

A LapaGén Agronegócios, que avaliou os animais e as propriedades fornecedoras, notou a qualidade dos animais produzidos e a estrutura física dos estabelecimentos rurais. Fato é que a Marfrig e seu Programa Fomento Pecuária acabam beneficiando todo produtor rural que tenha seu sistema produtivo profissionalizado.

Isto é verificado através de: Centros de manejo funcionais com balança e tronco de contenção; Piquetes com cercas em bom estado de conservação; Oferta de água de qualidade e em locais adequados; Produção eficiente de pastagens durante o ano todo; Suplementação mineral adequada e de qualidade; Suplemento alimentar para bezerros em creep-feding; Calendário de vacinações contra doenças reprodutivas, clostridioses, febre-aftosa e raiva; Inseminação artificial em tempo fixo ou não; Utilização de touros oriundos de plantéis preocupados com qualidade.

Tudo que vise modernizar e intensificar as explorações pecuárias de corte, além da produção de carne de qualidade e da intensificação dos seus rendimentos por área explorada, no menor ciclo produtivo possível (ciclo curto de produção), são sempre bem recompensadas, direta ou indiretamente, pelo Programa MARFRIG Fomento Pecuária.

Bancos Viabilizando Benfeitorias

Produzir bovinos de corte, com eficiência e qualidade, agora tem a sua recompensa.

A adequação das propriedades interessadas e que não tenham estrutura suficiente, pode ser feita de forma sustentável através de financiamentos em Bancos públicos e/ou privados, com prazos e juros variados.

Durante a apresentação do Programa, no Sindicato Rural da Lapa, no dia 25 de agosto, o Banco do Brasil se fez representar através do Sr. Fogaça, gerente da agência local. Na oportunidade, Fogaça colocou-se à disposição para esclarecer e orientar todos os pecuaristas interessados em financiar melhorias estruturais em seus estabelecimentos, dentre outras modalidades, através das diferentes linhas de crédito disponíveis.

Cabe a cada produtor conscientizar-se de que essa é uma tendência irreversível na pecuária nacional, onde o Brasil já tem volume de produção. O passo seguinte é justamente agregar valor à carne bovina brasileira, através da qualidade.

Algumas Instruções

A LapaGén Agronegócios, responsável pela assessoria técnica do Programa Fomento Pecuária, com atuação em todo o estado do Paraná, orienta os produtores fornecedores do Programa de forma que eles tenham o maior retorno econômico possível em sua atividade. A LapaGén esclarece os produtores com dúvidas sobre o Programa de que o mesmo não quer restringir a participação de quem quer que seja, na verdade ele deve ser visto como uma ferramenta, indireta e direta, de transformação do modelo de pecuária existente, muitas vezes ainda primitivo e extrativista, por outro mais atual e muito mais rentável.

Cabe ao pecuarista ter o espírito empreendedor necessário para compreender os pormenores do que o mercado, que mais remunera a sua produção, exige. O Programa MARFRIG Fomento Pecuária abre as porteiras de um mercado de alto nível, com reflexos diretos em todas as cadeias produtivas ligadas à bovinocultura de corte e que é traduzida na prática numa comercialização diferenciada em nível de produtor rural.

IATF- Inseminação Artificial em Tempo Fixo

Quanto à inseminação artificial, a mais polêmica exigência do programa, para a maioria, ela é fundamental para que haja uma produção altamente padronizada de bezerros. Felizmente ela acaba refletindo positivamente no custo de produção, pois o ganho genético proporcionado e a economia que se tem com a menor necessidade de touros realmente melhoradores, geram uma economia significativa no sistema de produção de qualquer estabelecimento, além das vantagens proporcionadas pelo ganho gerado em produtividade pelo uso de genética comprovada e consistente.

Para a produção, a IATF é importante, pois já existem diversos programas de avaliação genética que identificam os melhores touros para o mercado alvo. As características que tem relevâncias, em geral são: Índice de qualidade de carcaça, área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea e marmoreio.

Por essas necessidades impostas pelo mercado consumidor é que a Marfrig vê com grande relevância o uso da IATF no Programa MARFRIG Fomento Pecuária.

Touros para Repasse

Complementando o trabalho com a IATF, o repasse com touros também é importante.

No Programa os touros utilizados no repasse devem ser procedentes de criatórios de referência e necessariamente devem ter registro, preferencialmente de puros de origem (PO), onde a LapaGén também é responsável por aprovar os reprodutores utilizados.

Essa exigência tem fundamento pela preocupação da Marfrig com a qualidade dos animais abatidos dentro do Programa e também para evitar a utilização de touros “comuns” como reprodutores, privilegiando quem trabalha com seriedade selecionando e melhorando reprodutores da raça Angus.

Como há uma menor necessidade de touros, o produtor pode pagar mais por touros de maior qualidade e receber uma maior remuneração pelo seu trabalho.

Opção Diferenciada

O Programa MARFRIG Fomento Pecuária é mais uma opção de comercialização para os pecuaristas da região. O seu funcionamento tem muita semelhança com a integração praticada com produtores de suínos e aves, porém a liberdade dada ao pecuarista é maior.

Outra grande inovação, dentro do agronegócio nacional, é o trabalho com um contrato de compra e venda.

Vale ressaltar que de forma alguma esse instrumento tem como objetivo prender o produtor, o fundamento dele é justamente definir algumas regras e dar garantias para as partes, num regime de completa parceria.

Serviço

A LapaGén Agronegócios esta à disposição para esclarecer dúvidas dos pecuaristas e também para apresentar, sem compromisso, os pormenores do Programa. Os interessados podem entrar em contato através do celular: 41-9953-3759 ou pelo e-mail: lapagen.agronegocios@gmail.com.

Please follow and like us: