A partir de uma gestão voltada para a valorização do artista popular, a Secretaria Municipal de Cultura, comandada por Valéria Borges da Silveira, está demonstrando seu objetivo de criar oportunidades para interações culturais, estabelecendo ações permanentes de desenvolvimento, preservando o patrimônio, criando valores, encantos e sobretudo criando espaços, onde cada ser humano que compõe o quadro de talentos da Lapa possa sentir a liberdade de criar e praticar o ato mais criativo que é a construção de sua própria vida.
Especificamente a Casa Vermelha tem sentido com mais força o que é o trabalho da Secretária de Cultura. Isso se reflete em números: dobrou o número de peças vendidas no local, gerando renda e aumentando as expectativas positivas dos artesãos.
Com este impulso, abrem-se novas possibilidades e é natural o crescimento do Turismo.
Como forma de agradecimento, a Diretoria da APPA e demais artesãos reuniram-se para homenagear duas grandes representantes da competência feminina na cidade: Valéria Borges da Silveira e Julieta Baiotto.
Algumas das muitas ações que aconteceram na atual gestão de Valéria Borges da Silveira à frente da Secretaria de Cultura foi a reorganização do Museu do Tropeiro, assim como a readequação dos adereços da Congada, atraindo mais visitantes para a Casa Vermelha. Outro fator de extrema importância é o ótimo atendimento da Casa Vermelha e equipe, comandados pela competente Julieta Baiotto, sempre atenta aos cuidados administrativos do casario, que continua oferecendo cursos nas terças-feiras, quintas-feiras e sábados para fomentar as práticas artesanais na Lapa.