Avaliação do MEC mostra que escolas lapeanas estão melhorando; isso deve-se à boa formação dos professores da rede municipal, muitos deles formados em Pedagogia pela Fael.
A cada dois anos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), avalia as escolas públicas de todo o país com base nos números de aprovação dos alunos e na média de desempenho em Língua Portuguesa e Matemática. Criada em 2007, a avaliação foi chamada de Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e, desde então, acompanha o desempenho das escolas e dos municípios, com o objetivo de atingir a média 6,0 nacionalmente até o ano de 2021. Como a última avaliação foi realizada em 2009, a próxima deve acontecer em 2011.
O resultado dessa última avaliação foi divulgado em julho deste ano e mostra que o desempenho nacional está melhorando, mas ainda está longe de atingir a meta – a média nacional para as redes municipais de ensino chegou apenas a 4,4. Por outro lado, o município da Lapa superou a meta prevista pelo Instituto e já está muito próximo da média 6,0 almejada. Enquanto o órgão previa uma média de 4,5 pontos para as escolas lapianas, a nota obtida foi de 5,4.
Esse avanço nas notas das escolas da rede municipal da Lapa significa uma melhora na qualidade de ensino no município. Se os alunos estão tendo um melhor desempenho nas avaliações é porque os professores também estão se aprimorando. As Faculdades FAEL têm grande participação nesse processo. Atuando há mais de dez anos na Lapa, a instituição formou muitos dos professores da rede municipal de ensino com seu curso de graduação em Pedagogia.
“O Ideb da Lapa tem melhorado consideravelmente nos últimos anos porque a maioria dos professores das turmas de 1ª a 4ª série são formados pela FAEL, que dá grande ênfase à docência”, comenta a coordenadora do curso de Pedagogia da FAEL, Ana Cristina Pienta. Além de formar bons professores, o curso também prepara os alunos para trabalhar em outras funções, como pedagogo hospitalar ou social, entre outros.
Sobre a FAEL
Com mais de dez anos de experiência na área educacional, a FAEL foi pioneira no segmento de Ensino a Distância. Devido à sua constante modernização e preocupação com a qualidade de ensino de seus alunos, atualmente é uma das poucas instituições com soluções completas, tanto no âmbito pedagógico quanto tecnológico, para atingir municípios de todas as regiões do Brasil. Ao todo, a instituição conta com mais de 20 mil alunos em mais de 170 polos credenciados no país. Oferece cursos de graduação e pós e tem sua sede presencial no município da Lapa (PR).