A Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (SAMA) da Prefeitura da Lapa, continua cadastrando produtores rurais interessados em comercializar seus produtos na Feira da Agricultura Familiar, que início previsto para o mês de dezembro.
Nesta feira o consumidor encontrará produtos de boa qualidade, comercializados diretamente pelo produtor rural. Entre eles frutas, verduras, conservas, doces, geléias, queijos, embutidos, artesanatos e muitos outros.
O programa, desenvolvido numa parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura, conta com estrutura de barracas padronizadas, caixas plásticas para transporte e exposição dos produtos, balanças eletrônicas, caixas térmicas, banheiros químicos, coletores de lixo, uniformes para os feirantes, entre outros equipamentos que farão parte da feira e estão sendo adquiridos. Também acontecerão cursos e palestras, ministrados por um profissional nutricionista contratado especialmente para a capacitação dos feirantes.
A feira contará ainda com material de propaganda (panfletos e cartilhas) que serão distribuídos à população da cidade com o intuito de divulgar o evento e estimular os consumidores a frequentar assiduamente a Feira da Agricultura Familiar.
Para participar
A SAMA solicita aos produtores que desejem participar dos cursos e treinamentos oferecidos, que compareçam à Secretaria e façam seus cadastros. Esta etapa é indispensável para a organização do evento. Os técnicos da SAMA também estão realizando reuniões no interior do município e na sede da Secretaria, com a finalidade de orientar os produtores rurais sobre o funcionamento da feira.
Recursos
Os recursos financeiros empregados no evento foram conseguidos através do empenho da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente da Lapa. Foram 123 cidades localizadas nas regiões metropolitanas das principais capitais de Estados do país que participaram do projeto. E a Lapa foi classificada em 7º lugar entre as 13 cidades escolhidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
O principal objetivo do poder público municipal através da Feira da Agricultura Familiar é o de desenvolver o setor de comercialização de produtos em feiras livres, proporcionando alternativas viáveis de venda de produtos diretamente do produtor para o consumidor final. Agregando, assim, renda para as propriedades e estimulando o homem do campo a permanecer em suas terras produzindo alimentos saudáveis para sua família e para a sociedade como um todo. E, ainda, contribuindo para o desenvolvimento sócio econômico e cultural do município.