Dia do Cerco da Lapa como feriado estadual

Na segunda-feira, dia 25 de outubro, em visita à Lapa, o governador Pessuti assinou o Projeto de Lei n. 258/10, proposto pela Deputada Rosane Ferreira (PV) que insere o dia 9 de fevereiro – Dia do Cerco da Lapa, no calendário de datas comemorativas do Paraná.

Para Furiati, a proposição da deputada do PV merece aplausos, pois esse episódio que ocorreu durante a Revolução Federalista em 1894 e serviu para a consolidação federativa a partir de agora passa a ser lembrado por todo o Estado.

O governador aproveitou para relembrar o a história sobre o Cerco da Lapa. Episódio que ocorreu durante a Revolução Federalista em 1894, quando a cidade se tornou arena de um sangrento confronto entre as tropas republicanas, com 639 homens, os chamados pica-paus (legalistas) e os maragatos (federalistas), com 3 mil combatentes, contrários ao sistema presidencialista de governo. A Lapa resistiu ao cerco por 26 dias, mas sucumbiu ante ao maior número do exército Federalista. “A Lapa se colocou como uma barreira de resistência que marcou para a história do Paraná e do Brasil o surgimento dessa república federativa. É um fato histórico que precisa ser contada para todos os brasileiros”, afirmou Pessuti.

Please follow and like us: