Cemitério Municipal tem novo administrador

Reclamações a respeito da conservação do Cemitério surgiram e responsáveis esclarecem como se dá o funcionamento do local.

Na última edição da Tribuna Regional divulgamos denúncia de leitores a respeito da situação do Cemitério Municipal da Lapa. A reclamação era de que, no feriado de finados, o cemitério estava sem manutenção adequada, sem limpeza e conservação.

Conversamos com o responsável pelo local atualmente, Oswaldo Ganzert, que trabalha na Secretaria de Gerência (antiga Administração) e ele explicou a este jornal o que foi e está sendo feito no local.

Há aproximadamente dois meses o antigo administrador, Horácio Pimentel, não trabalha mais no local, por ter se aposentado. No entanto, a manutenção do local continuou a ser feita. Antes do feriado de finados funcionários foram chamados para realizarem limpeza das calçadas externas e internas, sendo retirado todo mato que nascia entre as pedras do calçamento. O muro também foi limpo. Além desses trabalhos de manutenção, a capela existente dentro do cemitério recebeu nova pintura externa, troca de telhado e reforma na parte elétrica.

Quanto às torneiras disponíveis, hoje apenas três, os responsáveis explicam que estão estudando formas de aumentar a sua quantia. No entanto, por ser tratar de um cemitério antigo, essa tarefa não é tão simples, dependendo de fatores como ligação de água, encanamento etc. A proposta é criar canais de vazão onde estão atualmente as torneiras, para que a água utilizada não empoce mais, indo diretamente para a boca de lobo na parte externa.

Os responsáveis explicaram que a Seção de Administração e Manutenção dos Cemitérios informou à população, pela rádio e inclusive neste jornal em várias edições, sobre o prazo para limpeza e conservação dos túmulos. O prazo foi estabelecido para que os familiares dos falecidos pudessem fazer a limpeza e haver prazo disponível para a administração realizar a limpeza da área comum do cemitério.

No entanto, como o cemitério ficou aberto durante o final de semana, muitas pessoas não respeitaram o prazo estabelecido e foram fazer a limpeza e conservação após a data determinada. Isso gerou lixo e sujeira no local. Poderia existir sujeira decorrente da limpeza, feita fora do prazo pelos familiares, mas não existia falta de conservação por parte da administração.

Túmulos

A Prefeitura Municipal da Lapa não cobra mensalidade ou taxa de manutenção dos túmulos no Cemitério Municipal. A manutenção, conservação e limpeza dos túmulos é de inteira responsabilidade dos familiares do sepultado.

Nenhum funcionário do cemitério, portanto, pode cobrar taxas de manutenção dos túmulos em nome da administração do local.

Consequentemente, a Administração só é responsável pela limpeza e conservação da área comum do cemitério. Além disso, os túmulos não são de propriedade das famílias, eles são uma concessão. Portanto, não podem ser vendidos, somente cedidos pela Prefeitura, quando houver vagas.

Melhorias

Além da limpeza e conservação da área comum e reforma da capela, a administração está com projeto de instalação de barreiras de alarmes em todo o muro do local, para realizar o monitoramento. Esta atitude está sendo tomada para minimizar e tentar e evitar a ação dos vândalos, que constantemente causam prejuízos aos familiares que procuram conservar os túmulos.

A previsão de instalação do equipamento é em dezembro deste ano.

Outra benfeitoria prevista é a instalação de alarme na Capela Mortuária, que teve seu telhado reformado recentemente.

Novo administrador

Desde que o antigo administrador Horácio Pimentel se aposentou, há dois meses, ele não responde mais por quaisquer atividades relativas ao Cemitério Municipal.

O responsável pelo local agora é Oswaldo Ganzert, da Secretaria de Gerência (antiga Secretaria de Administração). Para entrar em contato com o Oswaldo, basta se dirigir até a Secretaria ou entrar em contato pelo telefone 41-3547-8009.

E, para aqueles que precisam entrar em contato com a Capela Mortuária, o telefone é o 41-3911-1062.

Manutenção de Cemitérios

Este foi o aviso divulgado pela Prefeitura na rádio e no jornal: “A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Gerência e Modernização Administrativa – Seção de Administração e Manutenção de Cemitérios, avisa a população em geral que o prazo para pinturas, reformas, lavagem de túmulos e outros serviços nos cemitérios municipais será até o dia 29 de outubro de 2010. Só poderão realizar os serviços membros da família dos sepultados, ou pedreiros e pintores com alvará de licença em dia e com a devida autorização da Secretaria de Gerência e Modernização Administrativa”.

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