Deixe seus problemas de lado e coma morangos

Você, leitor, está com algum problema? Provavelmente sim!

Se está mesmo, o primeiro passo é relaxar. Pois a melhor forma de se preparar para encarar um problema e buscar uma solução é essa. Por dois motivos: primeiro, se o problema não tiver solução, nada poderá ser feito, então o relaxamento permitirá você aceitar a situação e encarar a continuidade da sua vida com mais serenidade; segundo, com o corpo e mente relaxados, será mais fácil pensar numa solução viável!

Mas para ilustrar esta situação, vou contar uma história. Quem escreveu esta reflexão foi o médico psiquiatra e conferencista Roberto Shinyashiki.

“Um sujeito estava caindo em um barranco e se agarrou às raízes de uma árvore. Em cima do barranco havia um urso imenso querendo devorá-lo.

O urso rosnava, mostrava os dentes, babava de ansiedade pelo prato que tinha à sua frente. Embaixo, prontas para engoli-lo, quando caísse, estavam nada mais nada menos do que seis onças tremendamente famintas.

Ele erguia a cabeça, olhava para cima e via o urso rosnando. Quando o urso dava uma folga, ouvia o urro das onças, próximas dos seus pés.

As onças embaixo querendo comê-lo e o urso em cima querendo devorá-lo.

Em determinado momento, ele olhou para o lado esquerdo e viu um morango vermelho, lindo, com aquelas escamas douradas refletindo o sol.

Num esforço supremo, apoiou seu corpo, sustentado apenas pela mão direita, e, com a esquerda, pegou o morango. Quando pôde olhá-lo melhor, ficou inebriado com sua beleza.

Então, levou o morango à boca e se deliciou com o sabor doce e suculento. Foi um prazer supremo comer aquele morango tão gostoso.”

Talvez você me pergunte: “Mas, e o urso?” Dane-se o urso e coma o morango!

“E as onças?” Azar das onças, coma o morango! Se ele não desistir, as onças ou o urso desistirão.

Às vezes, você está em sua casa, pensando nos problemas e esquece de aproveitar as coisas boas da vida, do dia de hoje. Relaxe e viva um dia por vez: coma o morango. Problemas acontecem na vida de todos nós, até o último suspiro. Sempre existirão ursos querendo comer nossas cabeças e onças a arrancar nossos pés.

Isso faz parte da vida e é importante que saibamos viver dentro desse cenário. E, o mais importante: mesmo tendo onças e ursos na nossa cola, se sabemos da nossa capacidade, podemos enfrentar qualquer problema.

Coma o morango, não deixe que ele escape. Poderá não haver outra oportunidade de experimentar algo tão saboroso. Saboreie os bons momentos. Sempre existirão ursos, onças e morangos. Eles fazem parte da vida.

As pessoas vêem o sucesso como uma miragem. Como aquela história da cenoura pendurada na frente do burro que nunca a alcança. Elas esquecem que a felicidade é construída todos os dias. Lembre-se: A felicidade não é algo que você vai conquistar fora de você…

Pena que tanta gente procura ser feliz puxando o tapete dos outros. Esquecem de comer seus morangos! Buscam a felicidade na infelicidade dos outros.

Mas, felizmente, isso só demonstra a falta de capacidade destes ursos e onças… Podem tentar te fazer deixar de comer o seu morango, mas nunca conseguirão chegar ao seu lugar. Sabe por que? Porque não têm a sua capacidade… Simples, assim. Façam o que façam. Te derrubando do penhasco ou não, os ursos serão sempre ursos, as onças serão sempre onças. E é de sua natureza tentar prejudicar a sua vida. Paciência, coma o morango e mostre às eles que os seus problemas podem ser resolvidos.

-o-o-

“Quando um arqueiro erra o alvo, vai buscar o erro dentro de si mesmo. Se você não acerta na mosca, isso não é culpa do alvo. Para melhorar a mira melhore a si mesmo”. (Gilbert Arland)

Please follow and like us: