Vendaval atinge a Lapa

Tempestade no início da noite de terça-feira deixou cerca de 50 casas destelhadas no município, alunos tiveram aulas suspensas e árvore ameaçou cair sobre o Pronto Atendimento Municipal.

Na noite de terça-feira, dia 10 de novembro, dez minutos de temporal foram suficientes para provocar estragos em vários locais do município da Lapa.

Segundo a Defesa Civil do município, até a tarde de quarta-feira, dia 11, haviam sido registrados danos em cerca de 50 moradias. Além disso, prédios públicos foram afetados. No centro da Lapa, uma árvore caiu sobre o prédio do Pronto Atendimento, mais especificamente na sala do Raio-x. Na manhã de quarta-feira, os funcionários da Defesa Civil ainda estavam estudando de que forma iriam retirar a árvore do lugar, afetando o mínimo possível a estrutura do prédio. Segundo funcionários do PA, a árvore já apresentava sinais de que poderia cair sobre o prédio há algum tempo e a proprietária do terreno onde a árvore estava plantada já havia sido avisada do fato. No entanto, não tinha se manifestado para tomar providências a respeito. O atendimento do Posto de Consultas e do PA precisou ser suspenso durante o período da manhã. Atualmente está acontecendo na sede da Puericultura – na Rua Coronel Francisco Cunha, ao lado da Clinica da Mulher. A secretaria de saúde comunicou, também, que os atendimentos do Posto de Saúde estão sendo realizados no PA.

Além do Pronto Atendimento, o prédio da rodoviária sofreu danos, bem como o prédio do Colégio Polivalente, que teve um de seus pavilhões de salas de aula destelhados. Por conta disso, as aulas da escola foram suspensas durante a quarta-feira, dia 9.

No Colégio Estadual General Carneiro, a ventania chegou a derrubar o muro da lateral da escola. Fato que também aconteceu na antiga Imalasa: a cerca da propriedade caiu durante o temporal.

Na praça General Carneiro e em outros pontos da cidade, diversas árvores foram arrancadas e boa parte da cidade ficou sem luz durante a noite. Em alguns locais a falta de energia seguiu até o final da manhã de quarta-feira, causando transtornos a estabelecimentos comerciais.

Muitas casas e estabelecimentos foram destelhados, causando transtornos aos proprietários. Ainda, outdoors da Avenida Caetano Munhoz da Rocha foram destruídos pelo vento.

Segundo o responsável pela Defesa Civil no município, Major Binder, o estrago só não foi maior porque a chuva não continuou durante a noite. De acordo com Binder, lonas foram distribuídas nos locais afetados, até que se contabilizasse o real estrago na manhã de quarta-feira, quando iniciou-se a distribuição de telhas para os locais atingidos.

A localidade de Mariental também foi atingida pela tempestade e teve casas destelhadas, assim como falta de luz naquela noite. Outro local atingido foi Colônia Johannesdorf e Caracol.

Vítimas

Até a manhã de quarta-feira só havia sido registrado uma vítima do temporal, que foi atingida por um galho, mas não sofreu ferimentos graves e passava bem, não correndo risco de vida.

Balanço no Estado

O temporal da última terça-feira que atingiu todas as regiões no Estado afetou, diretamente, 2.183 pessoas, conforme balanço da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Pelo menos 18 municípios paranaenses enviaram relatórios com os danos provocados pela chuva forte que veio acompanhada de ventos fortes e granizo.

O vendaval provocou estragos em quase 500 residências. Na Região Metropolitana de Curitiba foram verificados danos em Araucária, Lapa, Mandirituba, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais e Curitiba, onde cerca de quatro mil unidades ficaram sem energia elétrica até a manhã de quarta-feira.

Os municípios mais atingidos no Paraná foram Santo Antônio do Sudoeste, que teve 178 casas danificadas pelo vento e pelo granizo, e Irati — com 65 casas parcialmente destelhadas.

No Paraná, 37 pessoas estavam desalojadas ou desabrigadas até quarta-feira.

Próximos dias

O feriado de Proclamação da República, na segunda-feira, deve ser de tempo bom, com temperaturas agradáveis em boa parte do Estado. Não há previsão de chuvas nos próximos dias em todas as regiões.

Please follow and like us: