Em nome da Associação Literária Lapeana, do Instituto Borges da Silveira, do Instituto Histórico e Cultural da Lapa e também da Secretaria Municipal de Cultura queremos enfatizar a importância da cultura na vida das pessoas.
A cultura refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, costumes, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. Trata-se do desenvolvimento intelectual do ser humano. Explica e dá sentido à cosmologia social. É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
A cultura é dinâmica. Como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura sofre mudanças. Traços se perdem, outros se adicionam, em velocidades distintas nas diferentes sociedades.
O homem não apenas sente, faz e age com relação à cultura, mas também pensa e reflete sobre o sentido de tudo no mundo. Quanto mais minuciosamente investiga os dados empíricos e as análises particularizadas oferecidas pelas ciências, mais o filósofo se convence de que o existir humano é essencialmente cultural. Em suma, os homens são seres culturais por natureza.
A cultura é melhor vista não somente como um complexo de padrões concretos de comportamento – costumes, usos, tradições, feixes de hábitos – mas também como um conjunto de mecanismos de controle – planos, receitas, regras, instruções para governar o comportamento.
Não dirigido por padrões culturais – o comportamento do homem seria virtualmente ingovernável, um simples caos de atos sem sentido e de explosões emocionais, e sua experiência não teria praticamente qualquer forma. A cultura, a totalidade acumulada de tais padrões, não é apenas um ornamento da existência humana, mas uma condição essencial para ela – a principal base de sua especificidade.
Sem os homens certamente não haveria cultura, mas, de forma semelhante e muito significativamente, sem cultura não haveria homens.
Nossas idéias, nossos valores, nossos atos, até mesmo nossas emoções são, por certo, produtos culturais.
Valéria Borges da Silveira é Secretária de Cultura e Turismo no município da Lapa.