A Escola Brasilino Ferreira de Almeida, da localidade de Faxinal dos Corrêas, vem se destacando nas iniciativas de incentivo à leitura, participando do projeto “Viajando pelo Mundo Encantado da Leitura”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação.
O projeto consiste em um rodízio de sacolas contendo coleções de livros, que circulam quinzenalmente pelas escolas, e cada professor direciona o trabalho a partir das histórias lidas.
Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, a equipe da Escola Brasilino, com muita criatividade e inovação, decorou um espaço dentro da instituição, que chamaram carinhosamente de “Casinha da Leitura”. Um espaço aconchegante, que convida o leitor a aventurar-se pelas histórias lidas.
Aproveitando a data festiva, foi confeccionado na escola um livro gigante de papelão, que foi chamado pelos alunos de “Livrão da Leitura”, o livro tornou-se motivo de alegria aos alunos que, entusiasmados, capricharam nos trabalhos para expor no livro. A iniciativa da confecção do “Livrão da Leitura” tem por objetivo a disseminação da leitura para sensibilizar e despertar, nos educadores e nas crianças, o interesse pelo gosto de ler.
“Acreditando que para criar leitores, basta cercá-los de textos de todos os gêneros, onde a leitura seja uma presença tão constante que seja impossível ignorá-la. A escola torna-se fator fundamental na aquisição do hábito da leitura e formação do leitor e assim a escola Brasilino está buscando a formação de alunos críticos, pensadores e com opiniões próprias”, ressaltou a secretária de Educação da Lapa, Vilma Piovezan Wille.
A secretária, que é grande incentivadora dos Projetos de Leitura e da criação de oportunidades de leitura, parabeniza a direção, pedagoga, professoras, funcionários, alunos e comunidade pela forma como vêm conduzindo a educação na escola e pelo incentivo e valorização dos espaços escolares na promoção de atividades que visam à aprendizagem e o bem estar da criança.
Dia Nacional do Livro
O Dia Nacional do Livro foi instituído no dia 29 de outubro, pois neste dia em 1810 a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, e foi fundada então a “Biblioteca Nacional”, ficando essa data dedicada à comemoração ao dia nacional do livro.