Este será o último final de semana em que o Parque Estadual do Monge estará aberto para visitas à gruta. A partir de segunda-feira, dia 22 de novembro, serão iniciadas as obras de revitalização e reestruturação do local e então o parque será completamente fechado.
Na primeira fase de obras serão construídas as estruturas para visitação turística, como trilhos, mirante, sanitários e estacionamentos. Nesta etapa acontecerá um investimento de mais de 2 milhões de reais, sendo que a realização dos serviços está a cargo da empresa AZN Engenharia Civil Ltda., com fiscalização da Secretaria de Estado de Obras Públicas (SEOP).
A previsão para a conclusão da reestruturação, tendo todas as condições climáticas favoráveis, é de 6 meses. Não está inclusa nessa primeira fase a construção das áreas de lazer como as churrasqueiras, lanchonetes, restaurantes e demais benfeitorias.
Recuperação ambiental
Paralelamente às obras de reestruturação do parque, a empresa Áreas Verdes iniciará, a partir de dezembro, a erradicação das espécies exóticas e o plantio de árvores nativas. Serão investidos mais de 350 mil reais em toda a extensão do Parque do Monge.