O Instituto de Integração do Voluntariado – PróLapa, em parceria com a Prefeitura Municipal, forma em dezembro as quatro primeiras turmas do curso corte e costura.
São aproximadamente 40 alunos que aprenderam a confeccionar as mais diversas peças de roupas em máquinas domésticas e industriais. O curso gratuito teve a duração de seis meses com aulas uma vez por semana, ministradas pela instrutora Rosilda Gregório.
Para a aluna Glacy de Jesus Abreu, da comunidade de Amaro Mato Preto, o curso além de propiciar habilidades profissionais se tornou uma oportunidade de renda. Glacy se disse orgulhosa, pois estava usando roupas que ela mesma confeccionou. Segundo ela, através do Banco Social realizou empréstimo para adquirir uma máquina de costura profissional. “A costura será mais uma fonte de renda para minha família”, afirmou Glacy.
Jocélia Figura da Silva, do Capão Bonito, também comentou que o curso é uma excelente oportunidade de aprendizagem e qualificação profissional.
Dos 40 alunos que participaram da primeira etapa do curso de corte e costura do PróLapa, 15 já adquiriram máquinas, overloques e domésticas, para desenvolver a atividade em suas próprias casas.
Segundo a instrutora Rosilda já existe fila de espera para as novas turmas. Os alunos do ano de 2010 receberão seus certificados no mês de janeiro de 2011.