Colégio Estadual Juvenal Borges da Silveira comemora 25 anos

No dia 19 de novembro o Colégio Estadual Juvenal Borges da Silveira comemorou 25 anos de funcionamento.

A história do Colégio começou por intermédio da Inspetoria de Ensino, através da Professora Laura Cosobeck e da Prefeitura Municipal da Lapa, representada pelo Professor José Luiz de Castro. Em 1984 deu-se início ao trâmite para a implantação de uma escola na comunidade do Faxinal dos Correas que, em homenagem ao lapeano de coração dedicado a vida pública, recebeu o nome de Escola Estadual Juvenal Borges da Silveira.   

Hoje a instituição não é mais chamada de Escola e sim de Colégio Juvenal Borges da Silveira, pois oferta Ensino Médio, contando com 203 alunos no período matutino.

Juvenal

Juvenal Borges da Silveira foi durante muito tempo gerente do Banco Inco, até ser comprado pelo Bradesco. Não continuou no cargo porque a administração queria que ele assumisse uma unidade em São Paulo. Mas Juvenal não aceitou, pois não passava pela sua cabeça deixar sua cidade natal. No ano de 1973, Juvenal elegeu-se no cargo de Vice-prefeito, sendo Prefeito José Ribas.

O que a escola oferece

Desde o inicio do ano de 2010 o colégio oferece aos alunos o Programa Viva Escola, que desenvolve atividades de Incentivo a Leitura, Jogos Matemáticos, Pré Vestibular e ENEM. Desenvolve ainda o Projeto de Leitura, que é realizado uma vez por semana em dias alternados e tem por objetivo criar o hábito de leitura, contando com a participação de todos, professores, alunos, funcionários, motoristas…

Também dentro das disciplinas de Biologia e Química é desenvolvido o Projeto “Os Saberes da Escola de Campo”. Professores e alunos têm por objetivo relacionar os conteúdos programáticos de forma contextualizada, intercalando teoria e prática, melhorando a qualidade da alimentação e despertando para sustentabilidade.

Em 2010 foi autorizada pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED/PR) a implantação de uma Sala de Apoio de reforço nas disciplinas de português e matemática, auxiliando os alunos de 5ª série que têm dificuldade de aprendizagem. A Sala funciona no contraturno.

Participam do Programa Viva Escola e Sala de Apoio 118 alunos, que almoçam e lancham no Colégio e só retornam para suas casas após ás 17h. Todas as condições que são dadas aos alunos das escolas da zona urbana são ofertadas a estes estudantes também: qualidade de ensino, condições de acesso e permanência.

O aniversário

A cerimônia do aniversário foi um momento único! Lembranças, reminiscências… Participaram do evento alunos da 1ª turma da escola, os primeiros professores, todos os ex-diretores, formandos da 1ª turma do Ensino Médio, autoridades locais, bem como toda a comunidade escolar.

Após o canto do Hino Nacional todos receberam a benção do Pe. Odair Durau, que com suas palavras e muita serenidade emocionou a todos.  

Neste ato foi entregue ao aluno João Vitor Oliva, da 8ª série, Medalha de Bronze pela conquista do 3º lugar no concurso de nível nacional na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica no Brasil. João Vitor vem se destacando na área de exatas, obtendo sempre os melhores resultados nos concursos que tem participado.

Também foi inaugurado o painel de fotos dos ex-diretores em homenagem a todos os profissionais da educação que passaram por ali durante os 25 anos do Colégio, pois cada um deixou um legado, seu esforço e dedicação.

Os convidados visitaram a Exposição intitulada Túnel do Tempo, que mostrou um pouco da história do Colégio Juvenal com fotos, livros de chamada, convites de formatura, jornais da época… Tais materiais foram arrebanhados pelos professores, funcionários, pais e alunos.

A comunidade escolar, alunos, professores e pais de alunos agradecem a todos pelo apoio recebido durante estes vinte e cinco e esperam continuar ainda por muitos anos colaborando na formação de cidadãos.

Please follow and like us: