Rostos lapeanos farão parte de produção ítalo brasileira. Locações ocorreram em São Paulo e em Curitiba.
Cada vez mais os lapeanos se interessam e participam de produções cinematográficas, em frente e por trás das câmeras. Em 2010, especialmente, a prata da casa pôde mostrar seu grande potencial, pois atuou nas produções áudio visuais das mais diversas formas. Como atores, diretores, produtores, roteiristas e até na criação de trilhas sonoras em trabalhos de grande visibilidade como os episódios do “Casos e Causos” na Revista RPC. O cenário lapeano também foi muito privilegiado, visto que as histórias valorizaram bastante a cidade.
Por sua vez a Lapa Film Commission também ampliou sua atuação, promovendo eventos e participando na formação de elencos fora do município. Este foi o caso do longa metragem “Garibaldi in América”, uma produção ítalo brasileira, com direção do italiano Alberto Rondali, tendo no elenco principal Ana Paula Arósio – como Anita Garibaldi, Gabriel Braga Nunes – como Giuseppe Garibaldi, e Paulo Betti – como Bento Gonçalves.
O filme enfoca a saga dos revolucionários Giuseppe e Anita Garibaldi, tendo como pano de fundo uma bela história de amor.
Os lapeanos Camile Assad (assistente de produção – elenco), Hélio Berghauser, Kallil Assad, Alex Calderari e Márcio Assad já garantiram suas participações nesse épico, que terá estréia, na Europa e no Brasil, em 2011. As locações ocorreram em São Francisco do Sul e em Curitiba.
Seleção
Na última semana a Lapa Film Commission, em colaboração à produção do longa metragem Garibaldi in Anérica, fez seleção de elenco para o filme. Além alguns participantes da Lapa já confirmados, existia vagas para figuração de pessoas de pele clara, de preferência olhos claros, que deviam saber andar à cavalo, para fazer figuração no papel de soldados austríacos.