RÁDIO LEGENDÁRIA

Há sessenta anos nas casas da Lapa e da região

Primeira rádio católica do Paraná, Legendária teve um final de semana repleto de festividades para comemorar os seus 60 anos de vida.

Veja todas as fotos do evento aqui

Ondas de rádio são radiações eletromagnéticas com comprimento de onda maior e frequência menor do que a radiação infravermelha. Um dos vários tipos de onda, as ondas hertzianas, são popularmente conhecidas como ondas de rádio-frequência ou simplesmente ondas de rádio.

Estes termos definem o que são as ondas de rádio. Mas, para o ouvinte da Rádio Legendária, isso pouco importa! O que realmente faz diferença é o que estas ondas de rádio estão transmitindo aos moradores da Lapa e região há sessenta anos!

E, pelo fato de a Rádio Legendária, a primeira emissora católica do Paraná, fazer parte da vida dos moradores da região há tanto tempo é que foi organizada uma bela festa para os ouvintes no último final de semana. Tudo começou com o Festival de Prêmios, na noite de sábado, dia 27, no Salão de Festas do Santuário de São Benedito. O local ficou lotado de pessoas que queriam prestigiar o aniversário da emissora. Com muita animação e auxílio de muitos voluntários que ajudaram a abrilhantar ainda mais o evento, o bingo foi um sucesso! Vinte rodadas regadas com muita alegria e deliciosos salgados, feitos pela equipe voluntária, que se esmerou para deixar tudo muito caprichado para o aniversário.

Theatro São João

No domingo, dia 28, pela manhã as comemorações tiveram início com a solenidade no Theatro São João, às 9h. Ali, onde a Rádio Legendária foi ao ar pela primeira vez, foi feita uma bela homenagem. Abdalla João Dardaque declamou versos e tocou Luzes da Ribalta no violino, iniciando um momento de justa homenagem a Nabi Paraná e ao seu Boneco Simão,feita por Nádia Burda, atriz e diretora do Theatro, e Andréia. As duas caracterizaram-se como Nabi e Simão, respectivamente. E, naquele palco onde muitas informações foram noticiadas, várias diversões trazidas ao público por meio da Legendária, Nabi reviveu em conversa com Simão algumas passagens da Rádio. Por fim, ao final da cena teatral, Diorene Paraná, esposa de Nabi, adentra ao palco dizendo ao marido que já seria hora de descansar. O criador do Simão deixa então o boneco de lado e tira Diorene para dançar Luzes da Ribalta.

Esta singela cena e homenagem a Nabi e Simão deu início às comemorações de domingo, que seguiram com o lançamento, pelos Correios, do selo comemorativo aos 60 anos da emissora. O theatro também cedeu seu palco para o lançamento do livro Cozinha Legendária – As 60 melhores receitas, que é a reunião de receitas divulgadas no quadro de mesmo nome que vai ao ar todas as terças-feiras no programa Mix Legendária, produzido e apresentado por Selma Santos Lima.

Em seguida, os homenageados: Dom Ladislau Biernaski, Bispo da Arquidiocese de São José dos Pinhais; Paulo Furiati, Prefeito da Lapa; Pedro Bianchini e Olga Marcassi, antigos funcionários da emissora. Dom Ladislau recebeu a homenagem em nome da Igreja, pelo fato da emissora ser a primeira católica do Estado. Já o Prefeito recebeu a homenagem por já ter feito parte do quadro de funcionários da emissora. E Pedro e Olga, justa homenagem, foram homenageados por seus talentos dedicados à Rádio. Por meio deles, a homenagem se estendeu a todos aqueles que passaram pela emissora e contribuíram para que ela pudesse chegar ao 60º aniversário.

Missa em Ação de Graças

Às 10h30 de domingo, a Igreja Matriz de Santo Antonio ficou lotada para a celebração da Missa em Ação de Graças ao aniversário da Rádio.

A celebração contou com a presença de Dom Ladislau Biernaski, que recentemente retornou de Roma e não esqueceu de trazer uma singela lembrança para a emissora: a imagem de um Pastor que, segundo o Bispo, antes da vinda de Cristo, era um dos tantos símbolos que representavam Deus.

Durante a homilia, Padre Emerson e Padre Odair discorreram sobre a importância da emissora e sua credibilidade, contando fatos ocorridos com eles, no relacionamento com os fiéis.

Por fim, foi feito um agradecimento por parte dos funcionários da Rádio e sua diretoria a todos os ouvintes, anunciantes, patrocinadores e pessoas que colaboraram e colaboram para a existência da Rádio Legendária.

Shows dos 60 anos

Na tarde quente de domingo, a Praça General Carneiro, com a sombra de suas belas árvores, foi providencial para receber o público que iria prestigiar os shows programados: um musical dos 60 anos da emissora, comandado pelos músicos João Paulo e Alex; seguido pelo show da Orquestra Viola e Cantoria e, por último, subindo ao palco Luiz Marenco.

Muitas pessoas prestigiando e participando de brincadeiras com os locutores. Brindes foram distribuídos durante a tarde, com muita animação. Entre uma brincadeira e outra, eram contadas histórias, enviadas por ouvintes, de como a emissora fez parte de suas vidas.

O envolvimento e a alegria por conta da festa foi grande. Tanto que o integrante Chico, da Orquestra Viola e Cantoria, nascido na Colonia Johannesdorf, na Lapa, também deu seu testemunho no palco de como a Rádio Legendária fez parte de sua vida. Segundo ele, “olhar o banner com a frase Faz Parte da Sua Vida, emociona”. Isso porque sua paixão pela música caipira foi alimentada pela emissora, que era ouvida diariamente por sua mãe. Chico fez uma homenagem à Legendária no palco, se emocionando e emocionando a todos os presentes.

Também foi emocionante o momento da revelação dos ganhadores da promoção “Rádio Legendária: faz parte da sua vida!”, na qual os ouvintes mandavam histórias de relacionamento com a rádio, contando como a emissora influenciou em suas vidas. Cinco pessoas foram chamadas ao palco e foram contadas suas histórias. A ganhadora foi Alexandra Oliveira da Silva, de 19 anos, moradora da Lapa. Ela relatou como a rádio foi importante num momento triste de sua vida e de dificuldades em relação à saúde de sua mãe, demonstrando como o que é transmitido pelas ondas da emissora é muito importante na vida dos ouvintes (veja Box).

Depois disso, foi feito o sorteio da promoção “Adesivo Premiado”, na qual participaram todas as pessoas que colaram adesivos da emissora em seus veículos e preencheram o cadastro na secretaria da Rádio para concorrer.

E, por volta das 19h, subiu ao palco o tão esperado Luiz Marenco, trazendo música tradicionalista para os ares da cidade da Lapa. E a animação segui até por volta das 22 horas no centro histórico da cidade.

Todas as comemorações da tarde de domingo, assim como a Missa, foram transmitidas ao vivo pela Rádio Legendária, prezando sempre o ouvinte. Assim, mesmo aquelas pessoas que moram em outra cidade ou em localidades mais distantes, ou que por algum motivo não puderam vir até a praça, não deixaram de comemorar junto com a Rádio!

Flagrantes

Confira algumas das fotos dos eventos do aniversário dos 60 anos da Rádio. E, também, a cobertura completa de todos os eventos no site da Rádio Legendária e também na página da Tribuna na internet!

Rádio Legendária: www.legendaria.am.br

A Tribuna Regional: www.tribunalapa.com.br

Please follow and like us: