Sala da Congada é inaugurada na Casa Vermelha

Um dos eventos em comemoração à Semana da Consciência Negra Lapa foi a inauguração da Sala da Congada, que aconteceu na sexta-feira, dia 19 de novembro, na Casa Vermelha.

O espaço abrigará um pouco da história, folclore, roupas típicas e objetos usados pelos congos em suas danças e rituais.

A secretária de Cultura e Turismo da Lapa, Valéria Borges da Silveira, destacou a importância da sala como forma de preservar a cultura afrodescendente no município. “A Lapa é o único município do país que ainda tem a festa da Congada”, disse.

A congada é uma das expressões da cultura negra mais presente em nosso município. “Temos que preservar a cultura, dando condições de recuperar uma festa importante para o município”, disse o prefeito Paulo Furiati.

A Congada

Os escravos que foram trazidos ao Brasil, oriundos da região do Congo, mesmo no cativeiro coroavam simbolicamente seus reis, tendo a permissão e estímulo de seus senhores e da Igreja Católica, que se utilizavam desse simbolismo para melhor relacionamento com eles.

A Congada surge nesta representação, resultando num espetáculo em louvor a São Benedito, mesclando essas cerimônias de coroação a elementos africanos e a outros elementos, como personagens da corte portuguesa (fidalgos, embaixador e príncipe) e ameríndios (cacique).

Espetáculo único no Paraná, composto por dança, cantos e textos dramatizados.

Please follow and like us: