Vendaval e forte chuva causam estragos na Lapa

Destelhamento de casas, granjas e propriedades e falta de energia elétrica causam prejuízos a moradores da zona rural do município.

No domingo, dia 12 de dezembro, várias localidades rurais do município da Lapa foram atingidas por forte vendaval que destelhou casas, galinheiros, granjas, estragou estufas de fumo e chegou a arrancar postes de luz e árvores como pinheiro e imbuia.

Segundo a Defesa Civil do município, mais de 100 casas foram atingidas, sendo que foi feita distribuição de telhas e lona para os mais necessitados. Foi preciso cortar árvores caídas e limpar as estradas para que os moradores, a Copel e a própria Defesa Civil pudesse transitar.

Até a manhã de terça-feira, dia 14, de acordo com informações repassadas pela Defesa Civil da Lapa, havia 12 chaves de luz caídas, sendo que cada uma delas é responsável pela energia em três mil residências.

Além disso, cinco transformadores estouraram e 60 quilômetros de rede elétrica haviam caído. A comunidade que mais sofreu estragos foi a do Canoeiro. No entanto, os danos foram verificados ainda nas comunidades de Água Azul, Mato Queimado, Pracinha Santos Reis, Carqueja e Imbuial. Além destas comunidades, outros locais do município também foram atingidos, porém com menos intensidade.

Por conta da falta de energia e pelos estragos causados pelo vendaval, os prejuízos da zona rural do município foram grandes. Carnes que estavam congeladas estragaram. Da mesma forma, houve prejuízo na produção de leite e nas granjas.

Iluminação

De acordo com a assessoria de imprensa da Copel, no fim da tarde de terça-feira, ainda havia seis propriedades na localidade de Água Azul sem energia elétrica. E a situação seria normalizada até o fim daquele dia.

Mas, existem ainda outras duas situações: a de falta de fase e a de problemas elétricos diversos. No caso da falta de fase, 550 clientes foram atingidos e duas equipes foram designadas para solucionar os problemas, que não têm previsão de resolução. Já no caso dos demais problemas elétricos, 450 clientes apresentam necessidade de reparo por parte da Copel em suas residências e propriedades. Nesta situação, foram colocadas seis equipes da companhia para agilizar os serviços, sendo que também não há previsão de solução.

Comunicado

A Copel solicita aos clientes atingidos pela forte chuva e pelo vendaval para que entrem em contato com a Companhia, informando que sua propriedade foi atingida e que precisa de reparos. Desta forma, agiliza-se o atendimento e torna mais fácil a verificação das propriedades que precisam de auxílio.

Lembrando que, por conta dos estragos terem atingido uma grande área, os reparos não acontecerão de imediato. As equipes estão trabalhando e solucionando os problemas, mas isso pode levar algum tempo.

Ressarcimento de Danos

Nos casos em que há prejuízos ao consumidor por conta de falta de energia elétrica, existe a possibilidade de solicitar à Copel o ressarcimento de danos. A Companhia faz o ressarcimento ao consumidor dos prejuízos por danos elétricos causados por perturbação ocorrida no sistema elétrico.

É preciso ressaltar que a aceitação da solicitação não garante ressarcimento, uma vez que o processo será submetido à análise de uma comissão especialmente constituída para esse fim que, com base em fatos e documentos, emitirá o seu parecer.

Para solicitar o ressarcimento é preciso respeitar o prazo, que é de 90 dias a partir da ocorrência. O pedido deverá ser feito pelo responsável da propriedade ou por seu representante legal, através dos displays da Copel disponíveis nas agências dos Correios ou nos Postos de Atendimento da Copel.

Para danos em equipamentos elétricos, a solicitação poderá ser realizada também via atendimento telefônico ou encaminhada pela internet. Lembrando que os documentos enviados por fax não são aceitos.

Já para danos em equipamentos elétricos, o consumidor pode optar entre inspeção in loco do equipamento danificado ou disponibilizá-lo para inspeção mais detalhada pela concessionária. Após solicitar a inspeção, a Copel entrará em contato com o cliente para agendar a inspeção e vistoria do equipamento dentro do prazo de até 10 dias corridos ou até 1 dia útil, quando o equipamento for utilizado para acondicionar alimentos perecíveis ou de medicamentos. Nestes casos, o processo de ressarcimento será indeferido, caso o cliente providencie, por sua conta e risco, a reparação do equipamento sem aguardar o término dos prazos para a inspeção, salvo nos casos em que houver prévia autorização da Copel. O consumidor será informado sobre o resultado do pedido de ressarcimento, por escrito, em até 15 dias corridos após a realização da vistoria.

Caso a Copel defira o pedido de ressarcimento, o pagamento se dará em até 20 dias corridos, a contar da data da informação do deferimento da solicitação de ressarcimento.

Em outros tipos de danos, o prazo máximo para resposta é de até 30 dias corridos, a contar da data do recebimento da documentação. O processo será analisado pela Copel e, se deferido, o pagamento se dará em até 90 dias corridos, a contar da data do recebimento da documentação.

Copel

Se acontecerem desligamentos acidentais, provocados por chuvas fortes, ventos, raios, batidas de veículos em postes, galhos de árvores nas redes elétricas e atos de vandalismo, o cliente deve ligar para 0800 51 00 116 e relatar o problema ao atendente.

(Créditos fotografias: João Renato Leal Afonso)

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