A mentira acoberta e vai distorcendo a verdade e, antes de ela ser descoberta, causa muita expectativa e mares de contentamento.
Gananciosos e aproveitadores ganham muita progressão usando a mentira para conseguirem manipular e progredirem em seus empreendimentos. E vão iludindo inocentes e aqueles que acreditam sem saber e sem terem investigado os fatos, desta forma a verdade se transforma.
A mentira é associada à mãe ignorância que é fonte de ausência de conhecimento, pois leva para o caminho da fantasia, que, por conseguinte, derrubará o mentiroso mais cedo ou mais tarde.
A veracidade, com o tempo, consegue dominar qualquer campo fantasioso que a mentira cria e quando o estado mental da dúvida se sobrepõe a fatos narrados, as armações de um mentiroso são reveladas.
Como diziam meus antepassados vênetos-italianos: “Na busia salva na verità.” “Uma mentira salva uma verdade”.
Dentro deste pensamento podemos dizer que nem sempre uma mentira é por maldade, mas somente em certos casos…
Seguindo dentro deste raciocínio, a verdade não seria nada sem a companhia da mentira, que às vezes lhe dá proteção. Porém, quando nos sentimos ameaçados temos que esconder a verdade para não sermos passados para trás, mas sem esquecer que deve ser somente em certos casos…