Atualmente vários países utilizam a simulação de combate para adestrar seus quadros. E o Exército Brasileiro tem utilizado essa importante ferramenta de forma crescente. O 15º GAC AP, sediado na Lapa (PR), passou a utilizar a simulação por computadores a fim de adestrar o seu efetivo profissional.
A simulação baseia-se no treinamento em ambiente virtual utilizando o software Iron Warriors T-72 Tank Commander, um simulador de carros de combate, por intermédio de um servidor em rede, complementado por outros softwares de comunicação.
O sistema permite a simulação do desdobramento de uma bateria de obuses, sua movimentação, coordenações diversas, tráfego de informações entre o comandante da linha de fogo, chefes das peças e tratoristas, treinamento de situações especiais como dispersão em caso de ataque aéreo, tiro direto contra carros inimigos, navegação, prática de comunicações com mensagens codificadas e exercício da iniciativa e liderança, aprimorando sua consciência situacional.
Constata-se que os integrantes das baterias de tiro do grupo tiveram o seu desempenho alavancado com o uso deste meio auxiliar de instrução. Os chefes das viaturas blindadas e os tratoristas demonstraram um desmanivramento muito maior nos exercícios no terreno posteriores.
Durante PAB SU de 2010 foi largamente utilizado, juntamente com os subsistemas de Artilharia, sendo aplicada a uma bateria e, ao mesmo tempo, outra bateria estava desdobrada no terreno, tudo isso integrado às comunicações e à Central de Tiro do GAC.
Os resultados desse sistema foram observados através da Operação Três Barras 2010, realizada no Campo de Instrução Marechal Hermes – SC, em que o 15º GAC AP logrou êxito em completar o exercício com total aproveitamento, apresentado excelentes níveis de desempenho de suas frações e da unidade como um todo.
Valter da Silva Ramos Junior é Maj Resp Cmdo 15º GAC AP – “Sampaio – 200 anos: coragem e determinação”