Caminhando e Evangelizando em 10 anos de história

No dia 24 de janeiro o programa Caminhando e Evangelizando, da Rádio Legendária AM 960, completa dez anos de existência. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, e aos sábados das 10h às 11h45, sendo apresentado e produzido por Maria Aparecida Batista Bueno, a Cida.

Segundo Cida, o programa está no ar com o mesmo nome desde o ano de 1985. Mas, na época, o espaço era de apenas 15 minutos. E, mais tarde, passou a ter 30 minutos de duração e era apresentado pelos padres e leigos da Paróquia Santo Antonio da Lapa. Neste espaço eram dados os avisos paroquiais e a caminhada das pastorais por meio de bate papo e a reflexão da Palavra de Deus. Durante estes primeiros anos, teve grande destaque D. Ana Campanholo, coordenadora do Conselho Pastoral Paroquial (CPP), que conduzia o programa voluntariamente.

Mas, em 2001, a Diretoria e Gerência da emissora, percebendo a necessidade de algumas mudanças na programação, optaram pela contratação de uma pessoa que tivesse a ligação com as notícias da Igreja, a caminhada das pastorais e que inovasse o programa. Com isto, passou a integrar a equipe da Legendária a Assistente Social e, na época, coordenadora da Pastoral Social Maria Aparecida.

Com o objetivo de atingir todas as faixas etárias e em especial chegar a todas as famílias levando a Evangelização através do Evangelho, momento de oração, mensagem de otimismo, esperança, auto-estima, interação com os ouvintes, músicas, entrevistas, coberturas de eventos ao vivo, o programa passou a ser apresentado por uma hora e 45 minutos e, mais tarde, 2 horas diárias, trazendo os atrativos para as manhãs de todos os ouvintes da cidade e da zona rural. Depois de alguns anos chegando também em todos os lugares por meio da internet (www.legendaria.am.br).

Como apresenta o Documento de Puebla (1063), “Evangelizar é Comunicar”, e com este pensamento é que o programa vem a cada dia conquistando novos simpatizantes. Nestes 10 anos muitas foram as entrevistas e participações de pessoas da comunidade, da esfera política, religiosa e civil. Destaque para as entrevistas com os padres, bispos, religiosas de diversas regiões do País. Também destaca-se a participação do Núncio Apostólico do Brasil, D. Lorenzo Baldisseri; diversos artistas, cantores como Padre Zezinho, Sílvio Brito, políticos como Ministro Paulo Bernardes, a saudosa Dra. Zilda Arns, Senador Flavio Arns, hoje vice-governador do Paraná e D. Ladislau Biernaski, Bispo da Diocese de São José dos Pinhais e grande incentivador do programa.

Conquistas

No ano de 2001 o programa conquistou o primeiro lugar no Prêmio Microfone de Prata, promovido pela UNDA-BRASIL e RCR – Rede Católica de Rádio, trazendo para a emissora o reconhecimento nacionalmente. O tema do programa foi sobre “A Fome”, e teve como participação a Engenheira Agrônoma Leila Klenk e Maria Cristina Baggio, pedagoga.

Durante a cerimônia de entrega do Prêmio em Aparecida (SP), a emissora foi destacada por ser a primeira emissora católica do Paraná e por estar sempre inovando para melhor interação com os ouvintes. Promovendo a pessoa humana e levando a evangelização às pessoas, independente de sua crença, pois o rádio é para todos. “Podemos evangelizar não só rezando mas também aprendendo a amar, crendo no futuro e investindo na esperança para a construção de um mundo melhor onde a paz possa reinar”, diz Cida.

“Completando os 10 anos só resta agradecer a cada ouvinte pelo carinho, audiência e pelos patrocinadores e anunciantes que investem na publicidade porque acreditam no programa”, finaliza a apresentadora.

Please follow and like us: