Ministro inaugura Agência do INSS na Lapa

Unidade irá atender cidades da Lapa e região, beneficiando cerca de 60 mil pessoas que terão à disposição todos os serviços da Previdência Social na Agência

Na manhã de quarta-feira, dia 26 de janeiro, foi inaugurada a unidade do INSS no município da Lapa. Localizada na esquina das avenidas Juscelino Kubitschek de Oliveira e Aloísio Leoni, a Agência está equipada com dispositivos de segurança, acesso facilitado para portadores de deficiência e sinalização interna.

A importância desta unidade é regional, podendo contar também com o atendimento os moradores  de cidades vizinhas, como Campo do Tenente, Contenda e Porto Amazonas, além de outras localidades que antes precisavam ir até Araucária ou Curitiba para realizar atendimentos e perícias.

A Agência da Previdência  Social da Lapa tem uma sala de perícia médica, uma sala de serviço social e sete guichês de atendimento.

Segundo a gerente da Agência, Manuela Macinhé, “a pessoa que já tem o seu atendimento agendado, já tem um processo em outra agência ou está aguardando a resposta vai continuar na unidade que iniciou o processo. Agora, aquele que for dar entrada, que for agendar, pode agendar para a Lapa. Quem tiver um benefício concedido em outra cidade e quiser transferir a manutenção para Lapa, pode-se efetuar essa transferência”.

Todos os serviços do INSS serão oferecidos na unidade da Lapa, que conta com dois funcionários prestando atendimento, além de médico e assistente social. Este quadro de funcionários pode ser aumentado, de acordo com a demanda que se apresente. Com este novo posto, ao todo, 60 mil pessoas serão beneficiadas. E o valor investido na estrutura foi de R$ 1,095 milhão.

A INSTALAÇÃO

Desde o início de 2009 a  Previdência Social havia demonstrado interesse, dentro do programa federal, de aproximar os benefícios da área social para a população da Lapa. No entanto, seria necessário um imóvel para a instalação da agência. Então a Câmara Municipal adquiriu um terreno na Avenida Aloísio  Leoni e foi feita a cessão do imóvel para o INSS. Após esta etapa foi feita a construção do prédio.

Para o Prefeito Municipal da Lapa, Paulo César Furiati, “esta é uma das obras mais importantes no interesse social da Lapa, porque o cidadão lapeano não precisará mais se deslocar até Araucária. Isso tem uma importância muito  grande no sentido da independência nossa como cidadãos. Quem vai ganhar  é o povo que, com certeza, vai estar muito bem atendido”.

Antes, os moradores da Lapa eram atendidos por uma unidade do PREVCidade. Como a unidade não prestava todos os serviços previdenciários, os segurados tinham que ir até as agências de Curitiba para complementar o atendimento. O PREVCidade será desativado.

SERVINDO AO PÚBLICO

Em seu discurso, a Superintendente do INSS Regional Sul, Eliane Luzia Schmidt, externou sua  opinião sobre o papel do servidor público. “Quando nós escolhemos ser servidores públicos, nós escolhemos seguir uma missão. Abrimos mão do mercado de trabalho, com suas oportunidades e dificuldades, para servir à  população, aos cidadãos que procuram a Previdência Social. Isso eu considero uma missão muito importante”, disse Eliane.

E a Superintendente fez um pedido especial à gerente da agência da Lapa: “Como a nossa função é proteger o trabalhador e a sua família, todas as pessoas que entrarem nesta unidade devem ser muito bem atendidas. Zele (Manuela) todos os dias que você entrar nesta unidade pelo bom atendimento à população. Ainda que entre uma pessoa que eventualmente não tenha direito ao benefício hoje, porque ela poderá vir a ter. E que, tanto a pessoa mais humilde até a pessoa mais graduada, seja tratada com toda a dignidade, porque é isso que o cidadão é para nós: alguém que vem buscar o reconhecimento de seu direito e todos têm que ser igualmente bem tratados”, afirmou Eliane.

A Superintendente discursou reforçando que o público presente foi testemunha da vontade da  Previdência Social em prestar um trabalho de qualidade, bem feito e que  agrade à população.

Com a inauguração da Agência da Previdência Social na Lapa e, também, em Campina Grande do Sul, realizada também no dia 26, o Paraná passa a contar com mais quatro  unidades que integram o Plano de Expansão da Rede de Atendimento, chamado PEX. Antes da expansão, a rede de atendimento no estado era formada por 53 unidades fixas. Com a implantação do PEX, o número de agências da Previdência Social no Paraná será de 91.

Para o Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, a expansão é importante por conta do envelhecimento da população, que gera uma demanda maior por parte do INSS. “Precisamos fazer muito mais, pois a demanda pela Previdência está aumentando e isso faz com que as equipes envolvidas precisem se desdobrar, porque o atendimento tem que se multiplicar”, declarou.

ATENDIMENTO

A unidade do INSS da Lapa iniciou o atendimento ao público na quinta-feira, dia 27 de janeiro. O horário de atendimento é das 8h às 14h. A agência da Previdência Social está localizada na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, n.º 479, esquina com Avenida Aloísio Leoni.

Qualquer cidadão que necessite do atendimento ou mesmo de informação a respeito da Previdência, pode optar pelo atendimento nesta unidade, independente do município onde resida.

Foto 1: O valor investido na estrutura da agência Lapa foi de R$ 1,095 milhão.

Foto 2: Prefeito Furiati juntamente com Ministro Garibaldi descerraram a placa de inauguração da Agência da Lapa.

Foto 3: Diversas autoridades estiveram presentes em momento de grande importância para a população da região.

Please follow and like us: