R$ 19,9 mi será investido na Lapa entre 2010 e 2014

Valor será aplicado em cronograma de repasse que abrange diversas ações e não somente o restauro da estação ferroviária, como anunciado pela Tribuna

A prefeitura da Lapa, por intermédio da Secretaria de Comunicação esclarece nota publicada no jornal Tribuna Regional, edição 1628, sobre a liberação de 19,9 milhões de reais para o restauro das Estações Ferroviárias da Lapa e da Lavrinha.

As informações corretas sobre a  aplicação destes recursos são de que inicialmente apenas 200 mil reais estão destinados à elaboração do projeto de restauro das estações e, apenas depois deste pronto, é que se terá o real valor a ser investido nestas recuperações.

A soma que se refere em 19,9 milhões de reais na verdade contempla ações e diretrizes alinhadas ao diagnóstico das potencialidades e dificuldades locais. Estes recursos viriam através do PAC das Cidades Históricas em um cronograma de repasse  que contempla os anos de 2010 a 2014 e não apenas para uma única ação.

PROGRAMA E DIAGNÓSTICO

A primeira reunião técnica sobre o plano de ação do município da Lapa, iniciado em agosto de 2009 entre representantes das Secretarias de Planejamento e de Cultura da Lapa e a diretoria do IPHAN aconteceu em Brasília, onde foram definidos e  posteriormente cumpridos todos os prazos previstos no calendário do Governo Federal para finalização e entrega do plano.

O Plano consta de um diagnóstico das potencialidades e dificuldades locais, em relação à preservação do patrimônio histórico que serviu de base para a seleção das ações propostas. Neste levantamento foi constatado que o município encontra enorme dificuldade em manter o patrimônio na sua integridade devido à cidade não possuir um sistema viário adequado e ao aumento expressivo das demandas que se refletem no adensamento do Centro Histórico, que é onde se concentra grande parte dos equipamentos públicos, comércio e prestação de serviços.

Como uma das ações prioritárias está a execução de um projeto de requalificação urbanística  para o Centro Histórico, abarcando aspectos de desenho urbano e paisagismo, embutimento da fiação elétrica, mobiliário urbano, pintura e  recuperação das fachadas das edificações, iluminação pública, além da recuperação dos passeios, sistema viário de mobilidade e acessibilidade.  Para tanto é necessário a utilização de uma linguagem estética que promova a interpretação do conjunto urbano tombado enquanto patrimônio cultural. Seguindo este padrão, o desenho urbano e paisagístico deve adequar as passagens de pedestres, regularização de calçamento das pistas de rolagem e passeios, prevendo a marcação do piso para interpretação do patrimônio e melhoria da sintaxe urbana, além da adequação às normas de acessibilidade, áreas de estacionamento, localização de mobiliário urbano de forma que provoque a menor interferência possível na paisagem, bem como facilite a circulação de pedestre.

MUSEUS

A Lapa possui sete museus que,  em relação ao seu porte, é uma quantidade expressiva. Estas casas possuem acervos interessantes, expostos de maneira tradicional, com pouca interatividade com os visitantes. Também não há atividades para a população, atentando-se apenas em mostrar de forma permanente peças e fotografias históricas.

Outros objetivos são de tornar  os equipamentos culturais mais atraentes para os visitantes e para os moradores; valorizar e renovar o acervo existente nos museus; promover espaços de educação, inclusão social, exposição, documentação, investigação, interpretação e preservação dos bens culturais e também realizar inventário do museu, plano musicológico, salvaguarda patrimonial, luminotécnica, segurança, sonorização, climatização, expográfico, comunicação visual, edições sobre os museus.

FERROVIA

Sobre as áreas ferroviárias e suas estações, foram identificados potenciais de promoção cultural-turística e social, principalmente com ênfase ao terminal de carga que está localizado ao lado da Estação Ferroviária da Lapa que se encontra em estado de ruína. Ela será restaurada para implantação de receptivo turístico, sendo que atualmente é apenas um espaço ocioso e em  adiantado estado de deterioração. Já na Estação de Lavrinha, localizada  na Comunidade de Colônia Municipal, será instalado equipamento cultural  de exposição permanente e montagem de espaço cênico para proposição de filmagens. Pretende-se também, com estas estações restauradas, viabilizar os passeios turístico-ferroviários na região. Com as estações, cria-se um espaço turístico ligando duas áreas e entorno e um receptivo turístico, local para aplicação de oficinas de cinema e restauro, espaço para café, comércio de artesanato e produtos da agroindústria familiar local, e adequação dos passeios, paisagismo e espaço de lazer.

LAPA FILM COMMISSION

Outra proposta é a criação da Lapa Film Commission, a fim de estimular a produção audiovisual, com o objetivo de captar e facilitar a produção de obras cinematográficas, com  informações detalhadas sobre as condições e os locais para as filmagens, fornecedores da região, mão de obra, locações e obtenção de autorizações de filmagem.

VIAS DE ACESSO

A revitalização das principais  ruas e avenidas de acesso ao Centro Histórico, desde o trevo de acesso da cidade, seguindo pela antiga Rua das Tropas e também o trecho até o Parque do Monge, que se encontra em fase de revitalização, visa facilitar o acesso e mobilidade da população em harmonia com o circuito ambiental de requalificação urbana que será proporcionado pelo Parque Linear.

Outro fator é de que não foram  encontrados no município registros documentais suficientes para estudos  e execução de intervenções nas edificações e no centro tombado. Pensa-se então em realizar uma aproximação entre técnicos de orientação,  fiscalização e comunidade para instruções sobre a preservação do patrimônio histórico, pois a população tem pouco conhecimento sobre esse  assunto, gerando com isso, instabilidade na relação entre o setor público e privado.

Vale a pena frisar que, paralelamente às diretrizes propostas pela prefeitura em seu plano de ação, já existe recurso assegurado para valorização patrimonial. Este projeto será executado em parceira com a Secretaria Municipal de Educação e visa já nas bases escolares criar entendimento quanto a importância da preservação do patrimônio histórico.

Please follow and like us: